Foi divulgado nesta quarta-feira (8/7) o laudo que aponta o responsável pelo acidente entre o ônibus da empresa Novo Horizonte e o da Viplan no dia 6 de maio na BR-020. O laudo concluiu que a causa determinante do acidente, que matou três pessoas se deixou outras 52 feridas, foi a ausência de reação do motorista da Novo Horizonte.
[SAIBAMAIS]"O laudo ainda aponta que os dois ônibus estavam em posição irregular", afirma Hudson Araújo, delegado-adjunto da 13; Delegacia de Polícia (Sobradinho), que investiga o caso. De acordo com o laudo, o veículo da Novo Horizonte estava com, aproximadamente, 15 cm da parte dianteira na faixa de rolamento, já o da Viplan, que estava no acostamento, tinha 65 cm da parte traseira na faixa de trânsito.
O delegado-adjunto disse também que as informações do laudo não serão as únicas provas usadas para determinar o culpado. "O que vai determinar é o laudo mais as provas, informações das testemunhas, informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e os registros que temos do dia do acidente", afirma.
O acidente
O choque entre os veículos ocorreu por volta das 5h10 do dia 6 de maio e deixou pelo menos 52 pessoas feridas. A maioria estava no carro da Viplan. ;Quando chegamos no local estava tudo escuro. O cenário era de algumas vítimas do lado de fora dos carros em pânico, outras deitadas tentando caminhar, mas sem conseguir. Muitos estavam inconscientes dentro e uma pessoa morta;, relatou na época o major Juruébi de Oliveira da 4; Companhia de Sobradinho.
O ônibus da Novo Horizonte, JOF 8614 (Macaúbas - BA), estava vindo de Santa Maria da Vitória (BA), com destino a Vitória (ES).