Cidades

Restaurantes oferecem descontos no cardápio para contornar a crise

Luciana Navarro
postado em 10/07/2009 12:00
A crise finalmente trouxe benefícios aos consumidores. Para combater os efeitos da retração econômica e compensar os prejuízos causados pela queda de movimento nas férias, restaurantes de luxo de Brasília oferecem descontos em pratos e bufês. A iniciativa é uma forma de garantir o pagamento dos custos fixos das casas e ainda apresentar os restaurantes a clientes que, na maioria das vezes, voltam para conhecer outros pratos mesmo que fora da promoção.

O chef Francisco Ansiliero soube aproveitar o encolhimento do mercado e trazer bons preços para as casas Dom Francisco na Asbac e na Academia de Tênis. ;Com a crise, houve uma redução na demanda aliada à queda do dólar. Por isso, os preços da picanha e do bacalhau diminuíram;, explica Francisco, que conseguiu negociar quase 40% de desconto na compra de 6 mil quilos de picanha e de 4 mil quilos de bacalhau. Segundo ele, os estoques acumulados também contribuíram para os bons resultados da negociação. ;Neste período, os atacadistas estão comprando para o fim de ano e por isso precisam desencalhar o estoque;, completa.

Dessa forma, Francisco espera manter um cardápio promocional em pratos de picanha, filé maturado e três receitas de bacalhau até 20 de agosto próximo. Os descontos variam entre 30% e 40% para cortes bovinos e entre 15% e 20% para os preparos com bacalhau. A intenção é retomar o movimento na casa. ;A expectativa é que as vendas cresçam em pelo menos 20%;, espera Francisco.

As promoções deixaram satisfeitos até os clientes desavisados. Os amigos Wilder Morais, 41 anos, Romeu Ribeirinho, 52 e João Alves Neto, 49, foram surpreendidos com preços menores. ;Não viemos atraídos pela promoção. Só ficamos sabendo da redução dos valores agora que pedimos o bacalhau na brasa. Foi uma surpresa bastante agradável;, diz o empresário Wilder.

Para captar clientes em meio ao estremecimento do mercado, a churrascaria Porcão também iniciou descontos no rodízio. De segunda a sexta-feira, no jantar, o preços caíram em quase 25%, passando de R$ 72 para R$ 55 por pessoa. ;Estamos bancando esses descontos mesmo sem conseguir negociar bons preços com os fornecedores;, conta o gerente-geral da churrascaria, Mauro Luiz Maciel. A aposta tem trazido bons resultados, embora ainda tímidos. ;Até agora, tivemos um aumento de 15% em reservas de eventos e de 10% na movimentação de clientes convencionais;, avalia Mauro, que espera manter a promoção até setembro.

Na crista da crise até os restaurantes com tradição de preços elevados, como o Shundi ; casa japonesa paulista que chegou a Brasília no ano passado ;, tiveram que se adequar ao novo cenário econômico. Diante disso, o imponente restaurante, que atendia somente com cardápio à la carte e preços salgados, passou a trabalhar com bufê no horário de almoço. O serviço, com opções de saladas, pratos quentes, sushis e sashimis cortados na hora, sai a R$ 39,90 por pessoa, de segunda a sexta-feira, e a R$ 49,90 por pessoa, aos fins de semana e feriados. A casa também fez uma negociação com fornecedores e pôde oferecer descontos em pratos à la carte. O menu mais caro, que antes custava R$ 450 por pessoa, agora sai a R$ 320.

Motivação
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Distrito Federal (Abrasel), Lisandre Werner, as reduções de preço ajudam a recuperar o setor de gastronomia na cidade. ;Muitas casas estão fechando as portas;, revela. ;Para motivar o mercado, aproveitamos a ociosidade dos restaurantes para que não precisemos demitir funcionários;, acrescenta.

A chef Mara Alcamim, dos restaurantes Quitinete, Universal Diner, Zuu a.Z.d.Z., vê nas promoções uma forma de manter as casas cheias mesmo durante as férias. Os três estabelecimentos oferecem descontos neste mês. ;Minhas contas e custos continuam os mesmos, preferi abaixar os preços e ganhar no volume vendido;, justifica. A decisão de oferecer prato mais em conta veio com as promoções feitas pelas agências de turismo oferecendo pacotes muito baratos para o exterior. ;Famílias inteiras vão sair de Brasília em julho;, prevê.

Justamente porque este mês é tradicionalmente de movimento mais baixo, 47 casas de gastronomia vão participar da Brasília Restaurant Week, de 27 de julho a 9 de agosto. Pela primeira vez na capital da República, o evento deve atrair 60 mil pessoas aos restaurantes participantes, segundo o presidente da empresa organizadora, Emerson Silveira. O festival gastronômico ocorre em diversas cidades do mundo como Nova York, Londres e em três cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Os cardápios serão fechados com entrada, prato principal e sobremesa a R$ 27, no almoço, e R$ 39, no jantar.

Hoje é o dia da pizza

Além dos restaurantes à la carte em promoção, as pizzarias devem ficar cheias hoje. Isso porque é o dia da pizza. Gil Guimarães, da rede Baco, preparou duas receitas em homenagem à pizzaria paulistana Castelões, de 85 anos. Além disso, as casas farão rodízio de pizza. A expectativa é aumentar o movimento em 20% ou 30% em relação a uma sexta-feira normal. Na Valentina, três sabores novos estão em teste nesta semana em comemoração à data. Robson Cunha, sócio da pizzaria, aposta em expansão de até 20% no número de clientes. Na rede Fratello Uno, o chef Dudu Camargo preparou duas novas receitas para esta sexta-feira.

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