Cidades

Comunidade de Santa Maria aposta no bicicross

Grupo de ciclistas convenceu administração regional a construir pista para a prática do esporte, que está ficando popular no DF

Rodolfo Borges
postado em 15/07/2009 08:00
Inauguração da pista, que fica no centro da cidade, está marcada para o próximo dia 26. Mas os atletas já treinam no local que deve sediar grandes competições nacionais da modalidadeSanta Maria se prepara para inaugurar aquela que promete ser a melhor pista de bicicross do Distrito Federal. Tudo graças a um grupo de apaixonados pelo esporte. Liderados pelo campeão de bicicross Onofre dos Santos Souza, ou simplesmente Doth, ciclistas de Santa Maria convenceram a administração regional da cidade a investir em uma pista para competições, mas o grupo também pretende desenvolver no novo espaço projetos sociais com os jovens da região.

Para a inauguração da pista, que acontece com uma prova no próximo dia 26, falta apenas concretar o platô de largada, asfaltar os trechos de curva e instalar a iluminação, tudo garantido pela administração. ;Pretendíamos construir uma sala debaixo do platô, porém a administração não tinha recurso;, explica Doth, campeão panamericano de bicicross na categoria Cruiser, de 40 a 44 anos. Mas o atleta não abriu mão do projeto integral e ainda espera a construção de uma arquibancada antes da inauguração.

Foram utilizados 150 caminhões de terra na pista de 390 metros, que ainda aguarda mais 10 remessas para ficar completa. O local escolhido para a estrutura é o melhor possível. A pista de bicicross fica no centro da cidade, próximo à Administração Regional de Santa Maria e à 14; Companhia de Polícia Militar Independente (CPMind), para garantir a segurança dos ciclistas.

Meninos carentes serão atendidos em projetos sociais no novo espaço;Bicicross é um esporte que precisa de público, por isso não abrimos mão de que fosse por aqui;, conta o empresário e ciclista Jonas Adriano da Cruz, o Xuxu, de 39 anos, que disputou os campeonatos mundiais de 2002 e 2006. O grupo espera conseguir patrocínios para os projetos sociais e campeonatos. O primeiro grande objetivo é sediar o Campeonato Brasileiro de Bicicross de 2010.

Novos talentos
Além de trazer competições nacionais a Brasília, os atletas de Santa Maria planejam utilizar a pista para treinar novos talentos. ;Queremos mostrar que existem outros esportes;, diz o empresário Edgar de Menezes, que já iniciou o filho Guilherme, de apenas 6 anos, no mundo do bicicross. ;Devem existir uns 40 campos de futebol em Santa Maria, mas faltam quadras de vôlei, basquete, handebol, e de outros esportes;, diz Jonas. Segundo ele, depois que a pista estiver pronta, o bicicross se tornará o segundo esporte de Santa Maria. ;Quem vier assistir a uma prova não vai mais deixar de vir;, garante.

Campeão panamericano, Onofre mostra projeto da nova pista: orgulhoAtualmente, o DF conta com três pistas de bicicross, no Guará, em Sobradinho e na Asa Norte. Apesar da falta de incentivo e de lugar para treinar, os atletas de Brasília, como Eduardo Pereira, 23, alcançam relativo destaque nacional. Eduardo participou de diversas competições pelo país até completar 16 anos e chegou a ir ao mundial de sua categoria, em 2002, mas depois que teve sua bicicleta roubada em Santa Maria, há quatro anos, está impedido de competir.

Eduardo e seus colegas ainda veem a bicicleta roubada circulando pela cidade, mas preferem não se meter com os bandidos. ;O bicicross é uma opção para tirar a molecada da vadiagem;, considera Doth. O atleta lembra que os estados de Fortaleza e Paraná têm escolinhas de bicicross bem-sucedidas. ;Pretendemos reproduzir esse trabalho aqui por meio do grupo Saltando para Jesus. O jovem que quiser conhecer o bicicross pode vir nos encontrar na pista;, avisa Edgar. ;É um esporte de alto rendimento, ou seja, não deixa o mínimo de espaço para o uso de drogas ou álcool;, lembra Xuxu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação