postado em 15/07/2009 09:28
Cerca de 10 mil usuários de ônibus da Viação Anapolina, em Valparaíso, estão sem ônibus na manhã desta quarta-feira (15/7), segundo informou o próprio gerente da empresa. Funcionários paralisaram as atividades. Dos 98 veículos, 60 não saíram da garagem hoje. As linhas prejudicadas são as que seguem de Valparaíso I e II, além de Céu Azul para Brasília, Taguatinga e Gama. [SAIBAMAIS]
De acordo com o gerente da filial, Francisco Ribeiro dos Santos, as demais garagens da empresa disponibilizaram cerca de 20 carros para diminuir os transtornos causados pela paralisação. "Claro que não estamos atendendo normalmente. Mas ajudou bastante". A empresa espera, segundo Santos, que até as 11h os ônibus voltem a rodar normalmente. "Vamos começar as negociações agora".
Francisco destaca que estão parados em torno de 150 funcionários - entre motoristas e cobradores. O gerente afirma que a greve foi motivada pela falta de informações sobre as negociações da data base da categoria, em agosto. "Este mês começamos a acertar os reajustes salariais do mês que vem". Santos ressalta que os funcionários reclamam da ausência do Sindicato que não os mantém informados dos acordos.
Um dos diretores do Sindicato dos Rodoviários do Entorno, Osvaldo Rodrigues da Costa, informa que já foi enviada uma pauta de reivindicações da categoria à viação Anapolina, mas que a empresa ainda não se manifestou. "O pessoal está enrolando para chamar para negociar". Costa enfatiza algumas das reclamações em pauta: volta do pagamento do anuênio, jornada de seis horas e aumento de 18%.
O diretor do sindicato da categoria conta que, por volta das 9h, uma comissão era formada. "Vamos nos reunir com a diretoria da empresa para analisar a situação e ver o que podemos fazer".