postado em 15/07/2009 09:34
O metrô que faz a linha Central/Ceilândia ficou parado por cerca de 30 minutos, nesta quarta-feira (15/7), por volta das 7h40. De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô-DF, o atraso foi de 10 a 15 minutos, mas os usuários reclamam que o tempo de espera nas estações foi maior. O motivo da pane foi uma queda de energia. A situação já foi normalizada. [SAIBAMAIS]
Em dias normais, os intervalos médios entre os trens costumam ser de 5 a 7 minutos. A assessoria do órgão disse que a manutenção foi necessária para manter a segurança do transporte.
A bancária Lidiane Guimarães seguia para o trabalho e sentiu a diferença dos horários. "Esperei das 7h05 até as 7h50 para embarcar". Segundo ela, o aviso sonoro da estação informava sobre a manutenção, mas não estipulava um prazo de espera.
Mesmo com a demora, não houve superlotação. "A lotação foi normal, a mesma quantidade de pessoas. A gente fica em pé, mas não teve aperto. Talvez por causa do período de férias", lembra.
Margarida Alves, assistente administrativa, também reclama do tempo de espera. "Geralmente pego o metrô às 7h15, hoje, às 7h28, ainda estava na estação. Cheguei às 8h38 no trabalho. Estou indignada", disse a passageira.
Ela afirma que só na estação de Águas Claras, onde ela estava, o metrô ficou parado por cerca de 35 minutos. Margarida diz que o problema de atrasos ocorre desde a última segunda-feira (12/7) durante os primeiros embarques.
No terminal de Samambaia o constrangimento foi ainda maior. Segundo a usuária Daniela Rodrigues, a estação Samambaia Sul estava fechada à 8h. Quem procurou o serviço foi informado da pane pelos funcionários. Daniela e outras pessoas que estavam no local tiveram que pegar um ônibus para chegar ao Plano Piloto. A espera pelo transporte foi de cerca de 30 minutos.