Cidades

Polícia Militar contará com sete novos cães policiais, ao todo serão 64

postado em 16/07/2009 15:03

A partir da próxima sexta-feira (17/7), a Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) do Batalhão de Operações Especiais (Bope) terá sete novos cães farejadores de drogas e policiais guias, que concluíram o I Curso de Guias e Cães Detectores de Narcóticos, com duração de 60 dias. Os cães, quatro da raça pastor alemão e três labradores, são capazes de identificar até 150 odores e detectam com precisão substâncias como maconha, cocaína, merla e crack.

A CPCães é uma unidade responsável por ajudar a Polícia Militar em operações especiais, como a busca por drogas, fugitivos, explosivos ou em ações de choque, como em estádio e protestos. Atualmente, a Companhia conta com 57 cães, dentre filhotes que ainda estão recebendo treinamento e adultos prontos para o trabalho.

Treinamento

Os cães começam o treinamento, junto com os policiais guias, a partir dos três ou quatro meses de idade, mas só após aproximadamente um ano que começam a trabalhar nas ruas, até se "aposentarem", com aproximadamente oito anos. Para a especialidade de faro, que é dividida entre a detecção de explosivos e de drogas, as raças preferidas são labrador e pastor alemão.

Segundo o comandante do CPCães, capitão Escobar, o policial guia e o cão policial são treinados como uma dupla, com a intenção de serem parceiros fixos. No entanto, pode ocorrer de um cão sair com outro policial em alguma emergência.

No treinamento para cães farejadores de drogas, que é feito por policiais especializados da Companhia, a substância é inserida no tubo de pvc (foto) com o qual o cão brinca, para que ele se familiarize com aquele odor. "Na verdade, quando o cão procura a droga, é como se ele estivesse procurando o seu brinquedo", explica o capitão. "Os cães não são viciados na droga."

Outras funções
Além da busca por drogas ou explosivos, existe uma outra especialidade de cães policiais, na qual os animais são treinados para capturar fugitivos, fazer policiamento preventivo ou atuar na tropa de choque. Para esta função, a CPCães utiliza as raças pastor alemão, melinoa (pastor belga), rottweiler e doberman.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação