Cidades

Congresso da UNE traz cerca de 8 mil estudantes a Brasília

postado em 16/07/2009 11:50
O Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson recebeu, durante toda a manhã desta quarta-feira (16/7), ônibus de todas as partes do país com as delegações do 51; Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune). A expectativa da União Nacional dos Estudantes (UNE) é que pelo menos oito mil jovens desembarque na capital federal até o fim da tarde. Ao todo são esperados 10 mil participantes para o fórum maior estudantil que elegerá, no próximo domingo, a nova diretoria da entidade.

O Conune teve início ontem, com uma sessão solene na na Câmara dos Deputados em homenagem aos 72 anos de história da UNE, mas a maioria Protesto antecede abertura das delegações chegou na manhã de hoje, a tempo de participar do evento que, de fato, abre o encontro: o ato com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro de Convenções de Brasília.

"Para nós, é muito importante um encontro com o presidente Lula. Sabemos que vamos receber algumas críticas, porque tem gente que acha que a UNE deve ser sempre do contra, mas é a oportunidade de apresentarmos nossas reivindicações e, quem sabe, elas serão bem recebidas", disse a estudante de História da Universidade 9 de Julho, Raisa Marques, que veio de São Paulo para trabalhar como voluntária no Conune.

À tarde, eles farão uma passeata na Esplanada dos Ministérios ;Em Defesa do Petróleo e da Petrobrás;. A concentração está marcada para às 14h, em frente a Catedral Metropolitana.

Os debates e palestras começam amanhã e movimentam, durante todo o dia, os espaços da Universidade de Brasília (UnB). Os temas vão de meio ambiente e direitos humanos à democratização dos meios de comunicação. Estudantes se aglomeram no Centro de Convenções para ato com LulaSem deixar de lado os temas tradicionais como a carteirinha de meia entrada e políticas públicas para o ensino superior. Este ano eles discutem dois assuntos bem atuais: a crise econômica mundial e a campanha "O Petróleo tem que ser nosso".

A plenárias terão início no sábado, no Ginásio Nilson Nelson. São nelas que os delegados, alunos representantes de faculadades e universidades, definem, por meio de votação, os rumos da política estudantil. No domingo, na plenária final, eles escolhem a diretoria e o próximo presidente da UNE.

Diversão e arte
Como nem só de ativismo político vive o movimento estudantil, a organização do evento reservou a noite para a badalação. Nesta quinta eles poderão se divertir ao som de Leci Brandão e da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju. Os shows estão previstos para começar às 21h, no Teatro de Arena UnB.

Na noite de sábado, a partir das 20h, a Banda Fora de Si, o Rapper Gog, e o cantor Edson Gomes fazem a festa Camping Show (Albergue da Juventude). No domingo, as bandas Chimaroots e Pé de Cerrado fecham a programação cultural com shows na Prainha da ASBAC.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação