Cidades

Jovens se perdem por quatro horas no Parque Nacional de Brasília

postado em 17/07/2009 11:09
Duas jovens com idade aproximada de 24 anos ficaram perdidas por cerca de quatro horas no Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral. O caso ocorreu na tarde desta quinta-feira (16/7), por volta das 14h. Elas foram localizadas por volta das 18h, próximo a divisa da reserva com o lixão da Estrutural, à 14 km do local de partida.

Segundo a diretora do Parque Nacional de Brasília, Maria Helena Reinhardt, as garotas estavam com um amigo na área das piscinas. Foi quando, por volta das 14h, elas decidiram fazer uma caminhada. O rapaz ficou no local e elas saíram apenas com a roupa do corpo. Às 16h, o amigo percebeu a demora e chamou os fiscais do parque, que iniciaram as buscas.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros também foi acionada, mas, quando chegou, o resgate já havia sido feito pela fiscalização do local. Foi preciso quatro horas de procura para localizar a dupla.

Maria Helena conta que elas afirmaram que andavam por uma das trilhas, mas se distraíram durante as conversas e não viram as placas. Elas acabaram saindo da área permitida e se perderam.

A diretora da Água Mineral lembra do perigo dos visitantes que descumprem as normas de áreas de grandes extensões e de proteção ambiental como o Parque Nacional de Brasília, com 41 mil hectares de terra. "Elas correram o risco de passar frio, sede, fome e, durante à noite, o risco é maior de encontrar animais silvestres. Além de elas estarem já próximas a Estrutural, uma área com problemas de segurança pública", analisa.

Crime Ambiental
De acordo com o artigo 92 do decreto 6514, de 22 de julho de 2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais, as garotas poderiam ter sido multadas por saírem da área permitida para visitantes. Mas foram orientadas e liberadas. A multa varia de R$ 1 mil a R$ 10 mil.

O que diz a Lei
O parágrafo único do artigo 92 diz que está sujeito a multa "quem penetrar em unidade de conservação cuja visitação pública ou permanência sejam vedadas pelas normas aplicáveis ou ocorram em desacordo com a licença da autoridade competente".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação