Adriana Bernardes
postado em 18/07/2009 08:05
Avançar o sinal vermelho é uma infração gravíssima. Quando não provoca colisões e até a morte de inocentes, rende 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 191,54. No Distrito Federal, essa, que é uma das regras mais básicas no trânsito, é desrespeitada sistematicamente e o número de flagrantes cresce ano após ano. A cada hora, 22 veículos são pegos furando o sinal vermelho. De janeiro a 30 de junho, foram emitidos 97.945 autos de infração, 541 por dia. É a maior média diária dos últimos quatro anos. E, na comparação com a média do ano passado, constata-se um aumento de quase 20% no número de autuações (veja quadro abaixo).O motorista Heldervan Alves de Assis, 38 anos, contribuiu com o aumento das estatísticas. Só este ano, levou duas multas por avanço de sinal. Ambas na Avenida Comercial de Taguatinga e no mesmo mês. Na tarde da última quarta-feira, ele estava no Departamento de Trânsito (Detran) do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) para recorrer. ;Se o sinal fica amarelo e você para, quem está atrás bate na sua traseira;, comenta. ;E amarelo é atenção. Dependendo da situação, você pode passar. Mas, em alguns semáforos, se você faz isso, acaba como eu: multado;, completa.
Como Assis é motorista profissional, está mais sujeito a cometer outras infrações no trânsito. A CNH é pré-requisito para manter o emprego. Por isso, o que mais lhe causa preocupação é o acúmulo de pontos no formulário da habilitação. Só com as duas multas levadas em abril, ele acumulou 14 pontos. Bastaria apenas mais uma infração punida com 7 pontos (gravíssima) (1)para ter o documento suspenso por até 12 meses.
Ele tem motivo para se preocupar. De janeiro a maio deste ano, o Detran suspendeu o direito de dirigir de 1.034 motoristas e cassou a habilitação de outros nove. O acúmulo de 20 pontos foi a segunda maior causa de suspensões de CNH, com 307 casos ; uma média de dois a cada dia.
Distração e pressa
A dona de casa Fernanda Elias Vasconcelos, 35, está entre os condutores multados em 2008. No começo de março, ela estava a caminho do colégio da filha, Vitória, 10. Conversava com a menina, se distraiu e acabou furando o sinal vermelho. ;Só percebi quando o motorista de outro carro buzinou para mim e colocou a mão para fora. Olhei pelo retrovisor e me dei conta do que tinha feito. Fiquei assustada com o que poderia ter acontecido;, diz.
Na correria do dia a dia não é difícil ver motoristas se arriscando em cruzamentos movimentados. Se a luz fica amarela, ao invés de reduzir, muitos condutores aceleram concluindo a travessia do cruzamento quando o sinal já está vermelho para eles e aberto para os outros condutores. Os pontos críticos de desrespeito, segundo o gerente de Fiscalização do Detran, Silvaim Fonseca, são o cruzamento da QNL, em Samambaia/Taguatinga, da Rodoviária do Plano Piloto e de alguns pontos da W3 Norte e Sul.
Aumento esperado
O aumento dos flagrantes era esperado. No último ano, especialmente a partir de junho, quando a Lei Federal n; 11.705/08, a lei seca, entrou em vigor, os agentes do Detran e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) apertaram a fiscalização. Além disso, o aumento do número de mortes de pedestres, especialmente sobre a faixa de segurança, levou o Detran a colocar viaturas não só próximo às travessias de pedestres como também nos cruzamentos com faixa semaforizada. ;Com isso, aumentaram também as multas aplicadas por agentes aos motoristas que ignoram o sinal vermelho;, afirmou Fonseca.
Até o começo deste ano, o microempresário Iraci Pereira César, 52, se orgulhava de ter 31 anos de habilitação e nenhuma multa no currículo. Mas, em 26 de abril, acabou multado por avançar o sinal vermelho. Ele garante ter passado no momento em que a luz ficou amarela e, mesmo assim, foi pego. ;Sempre ando com minha esposa, filhos e netos. Não me arrisco. O que eu acho é que o tempo do amarelo para o vermelho está muito curto naquele semáforo. Era para ter dado tempo de eu concluir a travessia sem ser multado;, defende. Desde 2005, o avanço de sinal ocupa o segundo lugar no ranking das infrações. É superado apenas pelo excesso de velocidade.