Cidades

Tire suas dúvidas sobre o teste de Aids

postado em 19/07/2009 08:00 / atualizado em 28/09/2020 15:33

Que teste detecta o vírus da aids?

O teste mais utilizado nas investigações diagnósticas, para detecção de anticorpos anti-HIV no organismo, é o Elisa. Ele procura no sangue do indivíduo os anticorpos que, naturalmente, o corpo desenvolve em resposta à infecção pelo HIV. O resultado desse teste é rápido, mas, ocasionalmente, pode surgir um falso positivo quando o resultado é positivo para o HIV, em uma pessoa não contaminada pelo vírus.

O que fazer quando o exame dá positivo?

Sempre que o resultado dá positivo, aconselha-se repetir o Elisa e, em seguida, fazer o teste de Western Blot para que não restem quaisquer dúvidas. O teste de Western Blot é mais sensível e define, com mais precisão, a presença de anticorpos anti-HIV no sangue. No entanto, como é mais complicado e exige condições técnicas mais avançadas. Ele só é utilizado como confirmação do Elisa.


Assim que a pessoa é infectada aparece no exame?

Não. Os exames habituais encontram anticorpos contra o HIV, produzidos pelo sistema imune do hospedeiro. Dessa forma, existe um período ; chamado de janela imunológica ; em que o indivíduo pode estar infectado, sem, no entanto, ter estabelecido ainda uma taxa de anticorpos em quantidade detectável. Assim, o indivíduo com infecção recente, ainda não detectável pelos exames habituais, pode transmitir o vírus, uma vez que esse já pode estar circulante no sangue e ser eliminado nas secreções. Além disso, na fase inicial da infecção, as taxas de vírus circulantes podem ser altas, uma vez que a resposta de defesa do hospedeiro ainda não está estruturada.


Onde é feito o exame?

É recomendável fazer o teste de aids em um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde ele é gratuito, pois estes centros pertencem à rede pública de saúde Além do HIV, é possível realizar testes para sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS) e por ela controlados.

Há segredo do resultado?

O atendimento nesses centros é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, os CTA são responsáveis por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência.

VEJA ONDE FAZER O EXAME NO DF

CTA - Brasília
SGAN 905 ; Lote D
3374 6997 e 32743155

CTA ; Hospital Regional da Asa Sul
Rodoviária do Plano Piloto ; Plataforma do Meio
33256079 e 33256708

CTA ; Ceilândia
QNM 17 ; Área Especial n; 01
33714458 e 33711482

CTA ; GamaC
Q 38 ; Área Especial ; Central ; Lado Leste. Lote 38
3556 5111

CTA ;Planaltina
Área Especial Vias NS / W L 4
3389 1412

CTA ;Taguatinga
C-12. Área Especial 1/2
3563 3270

FONTE: Ministério da Saúde

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação