Além de conhecer a atividade em que vai aplicar seu dinheiro, é fundamental que o empreendedor seja criativo e pesquisador. É preciso estar sempre atento às mudanças do mercado e da concorrência a fim de preparar sua empresa para enfrentar os desafios. É importante buscar sempre atender as necessidades dos clientes e reconhecer a importância do consumidor para o seu negócio.
Saber reconhecer as oportunidades é uma característica do bom empreendedor. Antes de entrar no negócio, é aconselhável calcular os riscos do investimento e se comprometer com a atividade que será desenvolvida. O bom empreendedor sempre busca informações, estabelece metas e monitora seu negócio. De acordo com o Sebrae, é preciso também ser persuasivo e ter uma boa rede de contatos, independência e autoconfiança.
Todas essas características devem estar aliadas a um bom preparo técnico para administrar o empreendimento. Montar uma empresa não é nada simples. Há diversos processos burocráticos que precisam ser seguidos para evitar dor de cabeça no futuro.
[SAIBAMAIS]O Correio, com ajuda do Sebrae, preparou um guia mostrando a trajetória necessários para formalização de um negócio no Distrito Federal. É importante que todos os procedimentos sejam feitos na ordem correta porque, assim, evita-se transtornos e logo seu negócio estará funcionando a pleno vapor.