Pablo Rebello
postado em 20/07/2009 08:13
O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, popularmente conhecido como Na Hora, prepara uma expansão no Distrito Federal. Até o fim do ano, três novas unidades devem ser inauguradas nas cidades do Gama e Samambaia e na Linha Verde, na altura da Super Quadras Brasília (SQB), ao lado do Guará I. Dessas, a unidade da Linha Verde promete ser a mais sofisticada, com uma área de 1,2 mil metros quadrados, 160 funcionários e aparelhos de última geração. Sozinha, atenderá cinco regiões administrativas: Guará, Vicente Pires, Estrutural, Águas Claras e Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Será criada até uma linha de ônibus ligando a Estrutural à SQB.O governo planeja ainda abrir mais 10 unidades do Na Hora por meio de Parcerias Público Privadas (PPPs). Três propostas foram apresentadas até o momento e estão sob análise. Somente após a escolha do melhor projeto é que será lançado o edital de licitação para a seleção das empresas responsáveis pela implantação das unidades. Além disso, o Na Hora negocia com os Correios e a Junta Militar para incluir os serviços realizados pelas duas entidades no quadro de atendimentos que já realiza.
Acordos recentes garantiram a inclusão nas unidades de vários serviços, entre eles os prestados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a realização de perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a emissão de passaportes junto à Polícia Federal (PF) e a emissão de carteirinhas da União dos Estudantes (UNE). É possível ainda emitir o documento de identidade e realizar vistoria do carro pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF).
Atualmente, o Na Hora oferece para a população mais de 300 tipos de serviços de órgãos do governo local, federal, Justiça e entidades parceiras. As quatro unidades existentes ; Rodoviária do Plano Piloto, Ceilândia, Sobradinho e Taguatinga ;, juntamente com outras quatro unidades móveis, atendem, em média, 10 mil pessoas por dia.
;Temos como missão aproximar o Estado da população. Queremos facilitar a vida do cidadão atuando de maneira diferenciada, oferecendo rapidez , eficiência e qualidade no serviço;, afirmou Luiz França, diretor-geral do Na Hora, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania. Para tanto, as unidades distribuídas pelo DF funcionam de 7h30 às 19h durante a semana. Aos sábados, o funcionamento vai das 7h30 às 13h.
11 minutos
Segundo dados da diretoria do Na Hora, o atendimento dura em média 11 minutos. Mas existem planos para deixar os serviços ainda mais dinâmicos. ;Pretendemos lançar em breve o Na Hora Express, que ficará responsável por todos os serviços mais simples, como retirada da segunda via da identidade;, detalhou Luiz França. ;Assim, o cidadão será orientado na hora da retirada da senha no posto de atendimento qual serviço deverá utilizar, de acordo com a complexidade do seu pedido. Se for algo que demande mais tempo, ele será encaminhado para o Na Hora normal. Se for algo mais simples, usará o Na Hora Express;, explicou.
Em Ceilândia, os usuários do Na Hora elogiam a rapidez no atendimento e a eficácia na resolução dos problemas. O vigilante Elói Santos Sousa, 43 anos, precisou tirar o nada consta criminal na última quinta-feira para ser admitido em um novo emprego. ;Resolvi tudo em questões de minutos;, contou. Ele lembra de uma época em que um serviço desse tipo não era resolvido tão facilmente. ;Antes, eu precisava ir até Taguatinga, agendar uma data e ainda correr o risco de enfrentar algum pepino de última hora;, afirmou.
Endereços do Na Hora
# Ceilândia
QNM 12, via MN 12A, lote 18/20, em frente à praça do Cidadão
# Sobradinho
Quadra Central, Bloco 11, lote 07, lojas 16 a 24 ; Serra Shopping
# Taguatinga
CNB 12, lotes 11/12, 3; andar ; Shopping Top Mall
# Rodoviária
Subsolo da Estação Rodoviária de Brasília, plataforma D
# Diretoria Central
SIA Sul, trecho 10, lote 05, edifício sede Ceasa. Telefone: 3905 1460
# Principais serviços prestados
Emissão de documento de identidade (primeira e segunda vias) e passaporteRetirada de 2; via das contas de água e de luz e dos carnês de IPVA e IPTU, entre outros. Pagamentos de contas, taxas, multas e tarifas públicas do DF e Entorno. Informações sobre andamentos processuais na Justiça. Retirada de nada consta civil e criminal. Orientação jurídica. Emplacamento e vistoria para transferência de veículos. Realização de perícias médicas do INSS. Abertura de micro e pequenas empresas. Andamento de processos de revisão de benefícios e decisões das Câmaras e Junta de Recursos da Previdência Social. Orientações e reclamações sobre compras efetuadas, serviços prestados e direitos e deveres do consumidor. Comunicação de acidentes de trabalho
# Central de Informações
Para saber os serviços disponíveis no Na Hora, ligue para 156, opção 4
# Mais informações:
www.nahora.df.gov.br
Eu acho...
;Vim pegar o documento do meu carro, que estava pendente por conta de uma multa, e fui atendida rapidinho. O serviço todo levou uns 20 minutos. Gosto muito do atendimento do Na Hora. Já resolvi diversos problemas com eles. Os funcionários são educados e atenciosos. Facilitou muito a minha vida, comparado ao que era antes. Só de poder esperar sentada, quietinha, e ainda assistir TV já dá de 10 a zero a ter que esperar em uma fila debaixo de sol quente.;
Maria José Gomes Correia, 47 anos, dona de casa