Cidades

DF-150 continua sem iluminação por tempo indeterminado

postado em 20/07/2009 11:04

Moradores dos condomínios do Grande Colorado e Sobradinho II devem ter atenção redobrada ao passar pela DF-150 à noite. O local está sem iluminação há quase dois meses devido às obras de duplicação na pista e deverá ficar mais algumas semanas na escuridão.

De acordo com o gerente da área do Grande Colorado, Wilson Parejas, diariamente vários moradores criticam a falta de iluminação pública. "A reclamação é principalmente para o balão do Colorado, onde fica um dos pontos de ônibus. O local está muito escuro", disse. "Estamos correndo atrás da CEB para pedir a instalação emergencial, ao menos próximo aos pontos de ônibus", explicou.

Há um agravante que exige cuidados extras no período noturno: as lombadas. Os quebra-molas instalados há cerca de um mês agradaram os moradores, mas a falta de luz prejudica os motoristas. "Os moradores da região elogiaram a instalação das lombadas, pois, dessa forma, a velocidade dos carros e carretas diminuiu bastante. O problema é que, com a falta de iluminação, a visualização delas fica mais difícil", disse Parejas.

Perigo

A Companhia de Policiamento Rodoviário Militar (CPRv) também demonstra preocupação com a possibilidade de acidentes na DF-150. De acordo com informações de policiais do posto do Colorado, as obras de duplicação da pista deixaram a via mais estreita e perigosa.

Em nota, a Superintendência de Iluminação Pública da Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que está ciente da falta de luz na região e que dentro de 10 dias será avaliado o andamento da obra de duplicação da DF-150. A partir daí, o processo de implantação de iluminação pública será estudado. A CEB explica também que, para dar início ao processo de instalação, é necessário que a terraplanagem tenha sido executada e o canteiro central da via definido.

A servidora pública Lilan Mansur, 58 anos, enviou uma reclamação ao Correio Braziliense sobre o problema. Ela é moradora do Condomínio Meus Sonhos e diz que as obras de duplicação deixaram o local mais perigoso. "À noite, a via está completamente apagada. Não se enxerga nada", diz.

Sugestão
Lilian propôs aos responsáveis pela obra que coloquem baldes de iluminação para melhorar a visibilidade de lombadas e buracos. "A poeira que sobe com o tráfego de caminhões também atrapalha a visão dos motoristas. O trânsito, que já era ruim na região, pirou."

No entanto, a sugestão da servidora pública foi descartada. Em resposta, a assessoria de imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que baldes de iluminação e lâmpadas instalados para sinalização provisória são repetidamente roubados ou danificados. Quanto ao tráfego de veículos pesados na via, o DER explica que não há como proibir a circulação deles, pois não há outro caminho alternativo para os motoristas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação