Cidades

Adminsitração Regional do Lago Norte faz campanha contra acessos irregulares

postado em 21/07/2009 12:13
A entrada e saída de veículos das casas do Lago Norte, permitidas na aprovação dos projetos de construção, deve ser feita na parte da frente das residências. Mas, muitos moradores da região administrativa, uma das mais nobres de Brasília, acabam ganhando a rua por acessos irregulares, abertos nos fundos ou lateral dos lotes. Para acabar com a prática ilegal, a Administração Regional promove uma campanha de conscientização e avisa: vai retirar rampas e rebaixamentos e mandar a conta para o proprietário infrator.

"As entradas irregulares dificultam o trânsito e criam problemas com ciclistas e pedestres", explica o administrador da região administrativa, Humberto Lêda. Ele diz que ação é parte de um projeto que busca preservar e recuperar passeios e calçadas. "Hoje, o Lago Norte conta com uma população com mais de 50 anos em torno de 60%. Temos que dar condições para que essas pessoas possam caminhar com tranquilidade", diz.

Lêda diz que a administração está atenta e conta com a ajuda dos órgãos fiscalizadores do DF para fazer cumprir o nivelamento das calçadas. Outro trabalho que está sendo realizado, para melhorar a acessibilidade no local, é a desobstrução das passarelas, com a retirada de árvores e placas.

Segundo Humberto Lêda, construir acesso irregular é uma infração sujeita a multa, que varia em torno de R$ 120. O administrador disse que só este ano foram enviadas oito cartas circulares pedindo ao moradores que eles acabem com rampas e rebaixamentos por conta própria.

Cerca de mil acessos já foram eliminados da Península Norte, segundo o administrador. Agora, diz, é preciso que os demais moradores levantem os meios-fios para não terem que pagar a conta da revitalização. Os acessos irregulares ocorrem principalmente na Estrada Parque Península Norte (EPPN).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação