Cidades

Mais de 500 ônibus do transporte escolar passam por vistoria

postado em 22/07/2009 13:43
Para garantir um retorno às aulas sem contratempos com o transporte escolar, a Secretaria de Educação determinou a vistoria dos 540 ônibus contratados para o serviço. O objetivo é certificar se os veículos atendam às normas de segurança e aos padrões de qualidade exigidos em contrato.[SAIBAMAIS]

A vistoria teve início no último dia 21 e segue até o dia 24 de julho. A avaliação do estado dos ônibus é feita pela Gerência de Transporte Escolar (GETES) nas garagens das próprias empresas.

O secretário de Educação, José Luiz Valente, explica que nem sempre as empresas cumprem o que está firmado, mas se mostra otimista: "Se a gente fizer uma comparação com 2007, o serviço de transporte escolar melhorou muito, apesar de ainda apresentar alguns problemas".

No primeiro semestre deste ano, 36.776 alunos de 253 escolas foram transportados diariamente, nos três turnos. Ao todo eram 1.020 viagens por 351 percursos por dia, o que dava 646.582 km por mês. A despesa mensal com esse transporte chegava a R$ 3.597.469,00.

Redução de custos
Mas, segundo Valente, esse gasto terá uma redução drástica no segundo semestre, marcado para ter início na próxima segunda-feira, 27 de julho. Isso devido a entrega de 22 novas escolas entre julho e agosto deste ano, além das 11 que estão em fase de expansão. Só na Estrutural, a secretaria deixará te utilizar 14 ônibus que transportavam as crianças para estudar no Guará.

As novas unidades atendem as áreas com maior demanda de alunos, como Itapoã, Arapoanga, Samambaia, Riacho Fundo II, QNR da Ceilândia e os condomínios Pôr do Sol e Sol Nascente. "Nós fixamos as intalações dessas escolas onde a população chegou antes dos estado", justifica o secretário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação