postado em 22/07/2009 15:40
Um novo setor habitacional em Santa Maria foi anunciado nesta quarta-feira (22/7) como parte do programa Minha Casa, Minha Vida lançado em março deste ano pelo Governo Federal. De acordo com o governador José Roberto Arruda, que esteve presente durante a assinatura da parceria, esse é o primeiro projeto concreto do programa em todo o Brasil.
[SAIBAMAIS]O novo setor chamado de Total Ville fica na BR-040, em frente ao Pólo JK e terá cinco mil habitações, entre casas e apartamentos. Cada bairro será planejado com estruturas para lazer, áreas verdes, centros comerciais e segurança. O primeiro condomínio terá 22 edifícios, somando 368 unidades. Os apartamentos terão dois e três quartos e as casas terão três quartos com suíte.
O imóvel poderá ser 100% financiado pela Caixa Econômica Federal com taxas de juros reduzidas. O Setor Total Ville vai se enquadrar no nível de maior subsídio dentro do programa no Brasil com R$ 23 mil. A previsão é que os imóveis fiquem pronto em 24 meses.
Para conseguir o financiamento de um desses imóveis, o interessado deve possuir renda de até 10 salários mínimos, estar inscrito na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), não pode ter imóvel na cidade e deve ser morador do DF a pelo menos 10 anos. Se houver muita procura pelas moradias do setor, o critério de desempate será quem tiver vivido mais tempo em Brasília.
"Não haverá sistema de cooperativas, o sistema cumprirá os critérios estabelecidos", afirmou o governador. Já existem mais de 100 mil inscritos na Codhab que podem ou não optar pelo imóvel. "Iremos ainda este ano firmar parceria para construção de mais oito mil unidades no Mangueiral", disse Arruda.