Cidades

Inscrições para o Projovem vão até a próxima sexta-feira

postado em 23/07/2009 11:18

Jovens com idades entre 18 e 29 anos, interessados em qualificação profissional podem participar do Projovem Trabalhador. O prazo para as inscrições foi prorrogado até a próxima sexta-feira (31/7). As aulas, com duração de seis meses, são nas áreas de alimentação, vestuário, turismo e hospitalidade, além de serviços pessoais.

Podem fazer parte do programa pessoas, que além de estar dentro da faixa etária, estejam desempregadas e comprovem renda familiar de até um salário mínimo. É necessário, ainda, que o interessado esteja cursando ou já tenha concluído os ensino fundamental ou médio.

As inscrições começaram em 18 de maio. Até esta quarta-feira (22/7), 5,5 mil pessoas já estavam inscritas no Programa. Ao todo, são seis mil vagas. Mas a Secretaria de Trabalho informa que não há limite para as inscrições, visto que sempre há desistências. Os interressados devem procurar uma das 16 agências do trabalhador com a documentação necessária (veja abaixo).

Cada aluno receberá um kit aluno, com material didático. Além disso, serão disponibilizados transporte, lanche e seguro de vida. Os alunos ganharão, ainda, uma bolsa mensal de R$ 100 ; o valor poderá ser sacado com o Cartão Cidadão, em qualquer agência do Banco do Brasil. No entanto, o benefício, bem como o certificado de conclusão do curso, serão concedidos apenas aos inscritos que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Os cursos têm um total de 350 horas cada um. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, nos três turnos ; manhã, tarde e noite ;, em Sobradinho II, Riacho Fundo II, Samambaia, Paranoá, Ceilândia Sul, Ceilândia Norte, São Sebastião e Gama.

Confira abaixo as áreas disponíveis:
-Alimentação (chapista, cozinheiro auxiliar, vendedor ambulante de alimentos e repositor de mercadorias),
-Vestuário (costureiro, montador de artefato de couro, costureira de reparação de roupas e vendedor do comércio varejista),
-Turismo e hospitalidade (organização de eventos, auxiliar de garçom, recepcionista de hotéis e guia turístico local)
-Serviços pessoais (cabeleireiro, manicure e pedicure, depilação e maquiagem).

Documentação necessária:
-CTPS
-RG
-CPF
-Comprovante de residência
-Comprovante de escolaridade
-2 fotos 3x4
-Comprovante de renda familiar de até um salário mínimo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação