Cidades

CNJ vai a fórum do Entorno verificar andamento de processo

postado em 23/07/2009 13:32
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começa, nesta quinta-feira (23/7), a verificar o andamento dos processos criminais e cíveis da comarca de Águas Lindas. A iniciativa faz parte do Programa Integrar, que visa reduzir o estoque de processos no Fórum, após arquivar aqueles que já foram encerrados.

A intenção do programa, que acontece nacionalmente, é promover a troca de experiências entre os estados. Dessa forma, espera-se auxiliar na adoção de práticas que melhores e modernizem os serviços jurisdicionais.

Na quarta-feira (22/07), a equipe esteve em Águas Lindas e no Novo Gama para fazer um diagnóstico do Judiciário local. Na tarde desta quinta, às 15h, a juíza auxiliar da presidência do CNJ e coordenadora do Programa Integrar, Maria da Conceição da Silva Santos, estará no Fórum de Águas Lindas de Goiás para explicar os próximos passos do programa nas duas cidades.

Concluídos os trabalhos em Águas Lindas, o grupo vai dar início ao arquivamento dos processos já concluídos no novo Gama. Em uma segunda etapa, o Programa Integrar vai promover a capacitação dos servidores dos cartórios para que eles adotem rotinas mais modernas que agilizem os procedimentos de trabalho.

Outras experiências
O primeiro estado a ser atendido pelo programa foi o Piauí. Mais de 30 mil processos foram arquivados, como resultado do trabalho desenvolvido pelo grupo.

Em Goiás, a ação conta com a participação de juízes e servidores do Conselho e do Tribunal de Justiça do Estado (TJGO). Lá foram detectadas algumas dificuldades, como escassez de funcionários, oficiais de justiça e equipamentos de informática, além da falta de um local adequado para guardar os processos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação