postado em 24/07/2009 18:22
A Secretaria de Justiça do Distrito Federal vai inaugurar na segunda-feira (27/7) a Escola do Centro Socioeducativo Caje II, o Cesame, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda. De acordo com a Secretaria, a escola abrange os ensinos fundamental e médio e tem como público-alvo os adolescentes com vínculo escolar interrompidos.
O centro abriga jovens infratores que aguardam a decisão da Justiça. E como ficam apenas por 45 dias, as atividades, segundo a Secretaria, são direcionadas para as principais dificuldades dos adolescentes.
A ideia é que as atividades que serão iniciadas por uma equipe de professores da Secretaria de Educação não sejam interrompidas após o encaminhamento do jovem para outros centros de internação. Para isso, o professor responsável enviará um relatório para o centro que será destino do jovem informando sobre os trabalhos realizados, para que assim tenham sequência nas atividades escolares.
O objetivo da escola é facilitar o processo de socialização do jovem internado. Oferecer escolarização aos internos de um centro de medidas socioeducativas é uma determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).