Cidades

Gripe suína provoca adiamento da volta às aulas

postado em 24/07/2009 19:25
A Secretaria de Educação anunciou nesta sexta-feira (24/7) que o início das aulas na rede público de ensino foi adiada em uma semana. A aulas que começariam no dia 27 só vão começar no dia 3 de agosto. "A medida é preventiva para que nós possamos durante esse período fazer um processo de capacitação com os profissionais de educação", esclarece a secretária-adjunta de educação Eunice Santos.

A capacitação será, em um primeiro momento, voltada para diretores, vice-diretores, supervisores pedagógicos, funcionários administrativos e alguns professores. Na semana do recesso, funcionários da saúde do Distrito Federal serão os responsáveis por ensinar como deve ser feito o diagnóstico da gripe e como lidar com a doença na escola.

Além disso, após um levantamento que já está sendo feito pela Secretaria de Educação, as escolas receberam, em caráter de emergência, matérias de higiene, como sabonetes líquidos e lenços. "Essas medidas são devido a uma recomendação ministerial e não devem gerar pânico à população", afirma Florêncio Cavalcante, secretário-adjunto de saúde.

De acordo com a subsecretária de atenção a saúde, Disney Antezana, o material já foi elaborado e o grupo de profissionais treinados para realizar o trabalho. "Nós garantimos que haverá pessoal suficiente para realizar essa instrução nas escolas", acrescenta Cavalcante.

Quanto a reposição das aulas, a secretária-adjunta de educação afirmou que será feita uma reunião para definir como será feita a reposição. "Os alunos não terão nenhum prejuízo com conteúdo e a reposição será planejada e estudada pela área técnica da secretaria de educação", afirma Eunice Santos.

"A decisão de adiar as aulas não é em função do número de casos, mas pela necessidade de preparar os nossos profissionais de educação", disse o secretário-adjunto. Atualmente, o DF tem 48 casos da doença confirmados, além de seis suspeitos, segundo Disney Antezana.

A possibilidade de adiar o início das aulas por mais uma semana não está descartada. "Se precisar adiaremos mais uma vez e vamos a público comunicar a razão do novo adiamento", declarou Florêncio Cavalcante.

Escolas particulares e faculdades
Com exceção da Escola de Medicina, o Distrito Federal não é responsável pela rede de ensino superior, o mesmo vale para as escolas particulares. "A recomendação para a rede de ensino privada é que adote o mesmo caminho da pública, tomando medidas preventivas", afirmou a secretária-adjunta de educação.

No entanto, será feita uma reunião com as instituições privadas para conversarem sobre a situação. "Estamos ao dispor da rede privada para implantar o mesmo programa que nas escolas públicas", afirma secretário-adjunto de saúde. As escolas particulares podem pedir informações sobre o programa pelo número 160.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação