Cidades

Motoristas alcoolizados alegam desde brigas conjugais à derrota do time para fugir da lei seca

Adriana Bernardes
postado em 26/07/2009 08:10
O motorista que assume o volante alcoolizado ; quando a lei diz que a tolerância é zero ; parece só entender a gravidade do comportamento diante do resultado positivo do bafômetro. Aliás, um pouquinho depois disso, quando ouve a resposta do agente de trânsito para a pergunta ;o que acontece agora?;. Ao saber das punições, eles dão início a uma infindável lista de desculpas. As ;brigas conjugais; aparecem com frequência como motivo da bebedeira. E até a derrota do time do coração vira argumento para a falta considerada gravíssima, que rende R$ 957 de multa, suspensão da carteira por um ano e até processo criminal (esse apenas nos casos de quem é pego com mais de 0,3mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões).
[SAIBAMAIS]
Ditas no momento do sufoco, após uns copos a mais, no meio da madrugada, as desculpas são compreensíveis. Mas é de se admirar que esse tipo de argumento seja oficializado nos textos entregues ao Núcleo de Análise de Recurso (Nuare), do Departamento de Trânsito (Detran). A reportagem do Correio teve acesso a alguns desses recursos e acompanhou uma blitz na madrugada da última sexta-feira, em Taguatinga, quando observou o comportamento dos motoristas e suas justificativas.

Tristeza

Nessa operação do Detran, três pessoas foram reprovadas no teste do bafômetro. Antes de soprar o aparelho, um rapaz assegurou que nada tinha bebido e que acabara de sair da casa da namorada para ir à própria casa. Com o resultado de 0,34mg de álcool por litro de ar, ele admitiu: ;Tá, tá, eu bebi. Mas foi só uma garrafa de cerveja na casa do meu amigo;.

Uma moça ; flagrada com 0,67mg de álcool por litro de ar ; jurou que havia consumido apenas dois copos de cerveja. E um homem culpou a tristeza no futebol para o 0,37mg de álcool por litro de ar detectado pelo aparelho: ;O Fluminense perdeu; fiquei p. da vida;.

Outro homem parado na blitz deu certo trabalho aos agentes de trânsito. Inicialmente, ele se recusou a passar pelo bafômetro. ;Bebi duas latas de cerveja, não vou fazer o teste porque vai dar positivo. E é mais fácil eu recorrer na Justiça de uma prova testemunhal do que de uma prova técnica, o senhor concorda?; Depois de muito argumentar, ele aceitou soprar o equipamento. Enquanto era feita a leitura, o motorista se posicionou ao lado do agente e repetiu baixinho ;negativo, negativo, negativo;. O resultado deu negativo. O cidadão comemorou como nunca e foi embora feliz da vida.

Agressão

;Aparece desculpa de tudo que é jeito. Uns alegam terem sido abandonados pela mulher ou que tomaram remédio. Hoje até está tranquilo. Tem dia que eles partem para a agressão e precisam ser detidos por desacato;, relatou o gerente de Fiscalização do Detran, Silvaim Fonseca. Diretor de Controle de Veículos e Condutores do órgão, o coronel Admir Santana alerta: ;Só a inconsistência do auto leva ao arquivamento do processo. O desrespeito à lei seca é uma infração em que o condutor é parado e o agente constata pessoalmente. É pouco provável que alguém consiga se safar;.

As histórias até são engraçadas. O problema, porém, é que o bom humor não esconde o fato de a combinação álcool e volante provocar tragédias, como a que tirou a vida do sargento da Polícia Militar Carlos Oliveira Alves, 45 anos. Segundo apurações da Polícia Civil, o estudante Michael Walisson Quirino, 20, dirigia o carro que atropelou o militar em cima da calçada no último dia 19. O bafômetro acusou que o jovem estava com 0,61 miligrama de álcool por litro de ar.

O que tira o motorista das ruas
Situações em que a Carteira Nacional de Habilitação é suspensa:

- Acumular 20 pontos em razão de multas no período em um ano. O Detran abre processo de suspensão da CNH que varia de um a 12 meses.

- Dirigir após beber ou usar substância psicoativa que determine dependência é infração gravíssima. A CNH é recolhida na hora e pode ser suspensa por um ano.

- Conduzir o veículo ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública ou os demais veículos ; suspensão de um a três meses.

- Disputar corrida por espírito de emulação (para provar para si mesmo que é capaz de fazer manobras arriscadas) ; suspensão de dois a sete meses.

- Promover competição esportiva, exibição e demonstração de manobra de veículo sem permissão da autoridade de trânsito. O direito de dirigir pode ser suspenso por quatro meses a um ano.

- Utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus. Suspensão de um a três meses.

- Não prestar socorro em caso de acidente com vítima; não adotar providências para evitar perigo para o trânsito; não preservar o local; não remover o veículo quando determinado por agente de trânsito ; suspensão de quatro meses a um ano.

- Ultrapassar o bloqueio rodoviário ; suspensão de um a três meses.

- Trafegar com velocidade 50% acima da máxima permitida para a via ; suspensão por dois a sete meses.

- Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem capacete com viseira ou óculos de proteção; transportar passageiro sem capacete; fazer malabarismo; trafegar com faróis apagados; transportar criança menor de sete anos. A suspensão vai de um a três meses.

- Situações em que a Carteira Nacional de Habilitação é cassada:

- Ser flagrado, depois de suspenso o direito de dirigir, conduzindo qualquer veículo.

- Reincidir, no prazo de um ano, nas seguintes infrações: entregar a direção para pessoa não habilitada; permitir que pessoa não habilitada dirija; dirigir alcoolizado; disputar corrida por espírito de emulação; promover competição esportiva; demonstrar ou exibir manobra perigosa.

- Ter sido condenado judicialmente por delito de trânsito.

- Constatação de irregularidades na expedição do documento de habilitação.

Fonte: Procuradoria Jurídica do Detran

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação