Cidades

Academia cria circuito de malhação ao ar livre

Naira Trindade
postado em 27/07/2009 08:39
Uma opção para os moradores do Cruzeiro que não querem gastar dinheiro com academia é malhar em um dos circuitos inteligentes instalados nas quadras residenciais da região. Os adeptos do exercício físico usam de graça os aparelhos verdes cuja estrutura, montada com barras de ferro, é ideal para fazer abdominais, flexões e alongamento. Para as pessoas que não são acostumadas a malhar, há placas contendo orientações médicas para evitar problemas com a saúde. O estudante de educação física Cleidson Barroso Pereira, 22 anos, deixou de se exercitar na academia, onde pagava mensalidade de R$ 90, para fortalecer a musculatura ao ar livre sem pesar no bolso. Ele elogia a estrutura do circuito, desenvolvida pela Academia Julio Adnet. ;Já estou há três meses usando o aparelho e acho que os exercícios que podem ser executados são suficientes para manter o corpo;, afirmou ele, enquanto se alongava no circuito da Quadra 5 do Cruzeiro Velho.

Placas informativas indicam os tipos de exercícios que podem ser feitos para determinadas partes do corpo, como braços, pernas, quadris e abdome. Há também dicas de como se deve respirar e quais cuidados precisam ser tomados caso o frequentador não se sinta bem enquanto estiver se exercitando. Praticante de esportes desde os 12 anos, quando fazia aulas de artes marciais, o militar Márcio Sousa, 35 anos, alia a malhação na academia com a praticada nos circuitos inteligentes. Sempre após a corrida na rua, ele dá uma parada no aparelho instalado perto de casa, na Quadra 1311 do Cruzeiro Novo. ;Acho ótimo ter o aparelho perto de casa. Tirando a pichação nas placas e a falta de um bebedouro no local, não tenho do que reclamar dessa academia na rua;, afirma o militar.

O autônomo Roberto Dantas, 34 anos, utiliza o circuito inteligente da Quadra 101 do Cruzeiro Novo desde que o aparelho foi instalado, há cerca de três anos. Atleta e professor de capoeira, ele sabe exatamente quais exercícios podem ser feitos no local e quais são os problemas de alinhamento existentes na estrutura do maquinário. ;Não sei quem instalou o aparelho, mas foi feito de forma displicente, porque a estrutura é toda torta, algumas barras estão muito perto umas das outras. Consigo malhar porque tenho experiência com isso e vou dosando o peso, mas quem não sabe pode se machucar;, alerta. Nesse circuito inteligente, além do desalinhamento, a placa explicativa sobre os exercícios está totalmente pichada e faltam algumas borrachas de proteção das barras de ferro.

Cuidado
O professor da Universidade de Brasília (UnB) Marcos Valério Soares Nascimento aconselha aos frequentadores do circuito inteligente ter o máximo de cuidado ao fazer os exercícios físicos sem a orientação de um profissional. ;A intensidade dos movimentos, se feita de forma errada, pode trazer prejuízo à saúde, e a maioria das pessoas não tem conhecimento da maneira correta de se praticar exercícios;, esclarece ele.

Na sua opinião, o projeto das academias do Cruzeiro poderia ter um profissional para fazer o acompanhamento dos usuários em determinados horários do dia. Outra opção para a pessoa que não quer gastar com a mensalidade da academia é pagar um personal trainer para acompanhar a prática dos exercícios. ;Sem esse acompanhamento, as pessoas podem usar roupas ou sapatos inadequados. Mas pessoas que malham com frequência e têm conhecimento dos movimentos podem e devem usar o espaço. Para manter um corpo saudável, é necessário malhar pelo menos 30 minutos por dia;, explica o professor.

Orientador físico

É um professor de condicionamento físico particular que instrui o aluno na academia, no parque, no trabalho ou na comodidade do lar, dependendo de sua disponibilidade e objetivos. Após passar por uma avaliação física minuciosa, a pessoa terá um programa de atividades físicas que, direcionado para objetivos específicos, respeita
sua individualidade.


Cuidados

A prática e os métodos de exercícios variam de acordo com o objetivo de cada pessoa. Alguns buscam saúde, outros querem definir a musculatura do corpo. O exercício e a frequência são diferentes em cada caso. Caso a pessoa que está se exercitando sinta tontura, enjoo, vista turva ou dor de cabeça, é preciso parar imediatamente a atividade. Se os sintomas persistirem, é recomendável buscar ajuda médica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação