Cidades

Com 160 mil moradores, Recanto das Emas completa 16 anos

postado em 27/07/2009 08:42
A cidade tem apenas 16 anos. Mas sua forma física bem desenvolvida engana e faz pensar que possa existir há mais tempo. A força de vontade em crescer e se tornar moderna e independente representa a característica mais marcante, segundo quem a conhece bem. A cidade é o Recanto das Emas, nascido há pouco mais de uma década, com a finalidade de abrigar os beneficiários de lotes do antigo Idhab, a atual Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).

Amanhã, a cidade comemora o 16; aniversário. Vai ter bolo de 50cm de largura e 16m de comprimento, a partir das 12h30. Em agosto, porém, deve ocorrer um evento maior, o Faremas, com bandas famosas, para animar a população durante vários dias, e desfile cívico com crianças de escolas públicas. A administração regional, no entanto, ainda não confirmou a programação, nem os dias.

O Recanto das Emas foi criado em 28 de julho de 1993, por meio da Lei Distrital n; 510. Os antigos moradores da região relatam que, naquela época, a cidade era um aglomerado de chácaras, onde a vegetação predominante era a espécie de arbustos chamada canela-de-ema. Havia também um grande sítio chamado Recanto, onde moravam muitas emas. Essa é razão do nome escolhido para batizar a região.

Lindalva abriu o primeiro mercadinho da cidade: homenagem ao filhoO terreno destinado ao Recanto das Emas encontra-se entre Gama e Samambaia, por conta da localização geográfica. A cidade era conhecida antigamente, entre populares, como Gamambaia. A área territorial é de 101,48 quilômetros quadrados. À época, o governo distribuiu 15.619 lotes para moradores de diversas localidades do DF, e havia previsão de abrigar 86 mil habitantes.

Tempos depois, o Recanto deixou de ser um assentamento e se transformou em uma das cidades que mais cresce no Distrito Federal. A população já ultrapassa os 160 mil moradores. O comércio começa a se desenvolver, as pessoas não precisam sair da cidade para comprar nenhum tipo de produto. Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), essa é a cidade do DF que mais ofereceu vagas de emprego em 2007.

Negócios

Quem chegou ao local no tempo em que o mato alto e a terra vermelha eram a única paisagem se orgulha das melhorias e mudanças conquistadas por meio de reivindicações, principalmente, de líderes comunitários. Um exemplo de pioneirismo no Recanto das Emas é a comerciante Maria Lindalva Sampaio, 45 anos, a dona do primeiro mercadinho da região.

A empresária morava em Samambaia e soube que os moradores tinham que sair do Recanto até para comprar pão. %u201CDecidi montar o meu próprio negócio e crescer junto com a cidade. Hoje não me mudo daqui por nada%u201D, afirma Maria. O estabelecimento recebeu o nome de Mercado Kleber, em homenagem ao filho de Maria, que tinha 12 anos naquela época. %u201CVi meu filho se desenvolver ao mesmo tempo que a cidade aumentava. Hoje, os dois são grandes e fortes%u201D, diz a comerciante.

Nas ruas do Recanto das Emas, o que mais tem é gente que faz declarações de amor à cidade. Edinamar de Jesus Rezende, 49 anos, mineira de Araxá, radicada em Brasília há mais de 40 anos, foi a primeira a ocupar o lote cedido pelo governo na nova região administrativa. %u201CEu morava de aluguel e sofria demais. Quando cheguei aqui, só tinha eu e o mato. Trabalhava como diarista e tive de largar o emprego para ter minha casa própria, longe de Ceilândia, onde eu vivia antes. Comecei a capinar, peguei na enxada para limpar lote dos outros. Assim ganhei a vida%u201D, lembra.

De acordo com a Administração Regional do Recanto das Emas, 59 quadras residenciais formam a cidade, com 100% de rede de esgoto, 100% de água potável, 95% de iluminação pública e 99% de asfalto e drenagem pluvial. Mas, entre as principais queixas da comunidade local, está a falta de um hospital regional. %u201CTemos 23 escolas, várias quadras de esportes, o comércio é forte. Só sentimos falta de um hospital moderno e bem equipado. Sem esse espaço, ficamos desamparados%u201D, completa Edinamar.

Expansão
Também fazem parte do território do Recanto das Emas o Setor Habitacional Água Quente, criado em 2002, o núcleo rural Vargem da Benção e partes do Monjolo e da Colônia Agrícola Ponte Alta.

Saúde
A Codeplan deve abrir concorrência pública, ainda este ano, para a construção dos hospitais do Recanto das Emas, com 280 leitos, e de São Sebastião, com 250.

Programação

AMANHÃ
Corte do bolo, às 12h30, entre as quadras 206 e 300.

Eu acho...


%u201CVim para o Recanto das Emas há oito meses, para ficar mais perto da minha família. Eu vivia em Samambaia e no começo tive resistência em trocar de cidade, porque o Recanto das Emas é muito jovem, achei que ia encontrar um local sem estrutura. Mas foi exatamente o contrário. Essa cidade, apesar de nova, oferece boa condição de vida. Só fica devendo em questão de segurança, queremos mais policiais%u201D

Raimundo Nonato Nunes Brito,
48 anos, aposentado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação