Cidades

Ipês roxos colorem as ruas de Brasília

postado em 27/07/2009 20:57
Apesar do inverno seco, um tom alegre colore as ruas de Brasília. É nesta época do ano que as folhas dos ipês roxos caem, dando lugar aos buquês de flores. Eles se concentram principalmente ao longo de todo o Eixão, mas, até o próximo mês, podem ser vistos na Esplanada dos Ministérios, na Avenida das Nações, no Lago Sul (QL 14) e no Setor de Postos e Motéis.

Os ipês roxos já dão o ar da sua graça pelas ruas de Brasília. Até o próximo mês é possível admirar a beleza desta árvore, reconhecida por suas flores multicoloridas que alegram o inverno seco brasiliense, ao longo do Eixão, na Esplanada dos Ministérios, na Avenida das Nações, no Lago Sul (QL 14) e no Setor de Postos e Motéis. Em algumas semanas entram em cena os ipês brancos e amarelos.

O ipê roxo, cujo nome científico é Tabetuia impetiginoso, também é encontrado no Piauí, Ceará, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Sua florada começou em maio e o amadurecimento de seus frutos acontece em setembro.

Segundo a Novacap, a madeira desta espécie de ipê é apropriada para construções externas, como em cavaletes e postes. Durante sua floração, a árvore é extremamente ornamental, e por isso bastante usada para paisagismo. Facilmente encontrada na arborização de cidades da região Centro-Oeste, o ipê-roxo ajuda no reflorestamento de áreas de preservação permanente que estão degradadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação