A Secretaria de Estado de Saúde na Paraíba sustenta que Severino Galdino, 31 anos, que morreu na madrugada desta terça-feira (28/7), vítima da gripe suína, pegou a doença durante o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília. O Ministério da Saúde não confirmou o caso.
O estudante de enfermagem esteve por uma semana na capital federal e no dia seguinte a que chegou a João Pessoa, em 21 de julho, sentiu os sintomas do vírus e foi internado.
[SAIBAMAIS]
Severino procurou um hospital particular logo que chegou à Paraíba. Em seguida, foi para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, onde chegou apresentando tosse, coriza, dor de garganta e febre alta. No mesmo dia, foi encaminhado para a UTI do hospital.
O estado de saúde de Severino se agravou pelo fato de ele sofrer de pneumopatia crônica e má formação congênita no tórax. A secretaria também informou que o rapaz tinha um histórico de várias internações ocasionado por problemas respiratórios.
Segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba, consta na ficha do paciente que ele se infectou durante o passeio a Brasília. Dos sete casos confirmados no estado nordestino, todos foram de pacientes que estiveram fora da região.
Três adolescentes viajaram para o Chile, um técnico em telecomunicações e um administrador de empresas, na Argentina e um pedreiro, no Rio de Janeiro. Todos já estão fora de perigo.
A confirmação da contaminação do vírus da Influenza A (H1N1) veio pelo laboratório Evandro Chagas ; referência no Norte e Nordeste. Todos as coletas são encaminhadas para o laboratório.
Enterro
A vítima morava na capital, mas a família no interior. As orientações para o enterro são de que o caixão esteja fechado. O corpo será duplamente ensacado e as pessoas não precisarão utilizar máscaras. Os profissionais que manusearão o cadáver no hospital e necrotério devem utilizar macacão, luvas, óculos de proteção e máscara N95.
O 51; Congresso da UNE ocorreu entre os dias 15 e 19 de julho. Cerca de oito mil estudantes estiveram no encontro. Os debates e palestras ocorreram, durante todo o dia, nos espaços da Universidade de Brasília (UnB).
Conscientização
A Secretaria de Saúde Municipal de João Pessoa afirmou que desde a última sexta-feira (24/7), uma série de palestras de orientação ao vírus da Influenza A (H1N1) é realizada em várias instituições. Hospitais públicos e particulares, pontos turísticos, asilos e o administrativo da própria secretaria recebem informações. Além de diretores e professores da rede pública e privada. As aulas estão agendadas para iniciar em 3 de agosto.
Colaborou Diego Moraes