Um garoto de 11 anos, estudante de uma escola particular do Distrito Federal, está de quarentena. É o primeiro caso de uma criança contaminada pelo vírus da Influenza A (H1N1) na capital federal. O menino esteve na Disney (Estados Unidos) no recesso escolar de julho.
As aulas do Cecap, que fica na QI 9/10 do Lago Norte, estão suspensas até a próxima segunda-feira (3/8). A medida foi tomada para apurar se outros alunos manifestam os sintomas da doença nesse intervalo. [SAIBAMAIS]
O menino esteve na escola em 27 de julho (primeiro dia de aula do 2; semestre letivo), quando apresentou os sintomas na sala de aula: febre alta tosse, dores no corpo e dor de garganta. No dia seguinte, a mãe o levou até o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
A criança não passou por exames laboratoriais, mas pelo fato de ter estado em uma região de risco (EUA) e em função do quadro clínico apresentado, os médicos tratam como se fosse a gripe suína.
Suspeita
Nesta terça-feira (28/7), a Secretaria de Estado de Saúde na Paraíba anunciou que Severino Galdino, 31 anos, morto na madrugada da própria terça-feira, foi vítima da gripe suína. O governo paraibano garantiu que o estudante de enfermagem pegou a doença durante o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília.
O evento ocorreu entre 15 e 19 de julho. Cerca de 8 mil estudantes estiveram no encontro. Os debates e palestras ocorreram, durante todo o dia, nos espaços da Universidade de Brasília (UnB).
Mas a subsecretária de Vigilância à Saúde do DF, Disney Antezana, rebateu a afirmação, dizendo que não há garantias de o contágio ter ocorrido em Brasília, já que o vírus circula em todo o país. Uma nota oficial é esperada para esta quarta-feira.