Cidades

Motoristas se arriscam diariamente em retornos irregulares de pistas urbanas para poupar tempo

Rodolfo Borges
postado em 02/08/2009 08:22
O ano mal passou da metade e o número de condutores flagrados enquanto faziam retornos em local proibido já superou o total registrado em todo o ano de 2008. Até o último 20 de julho, 5.656 veículos tinham sido multados por pegar atalhos inexistentes. São, em média, 28 infrações registradas por dia. Mais do que os 5.438 flagrantes registrados durante o ano passado. Segundo o Departamento de Trânsito (Detran), o aumento dos registros é consequência da adoção de uma política de fiscalização baseada em estatísticas.

O Detran mapeou as vias do Distrito Federal onde os motoristas se habituaram a cortar caminho de forma irregular e passou a enviar agentes para os locais dia sim, dia não. ;Não temos viaturas suficientes para fiscalizar esses locais diariamente, por isso, estabelecemos o revezamento;, explica o chefe do núcleo de Policiamento e Fiscalização do Detran, Francisco Saraiva.

Apesar de parecer alto, o número de infrações registradas neste ano provavelmente não representa a quantidade real de irregularidades cometidas pelos motoristas do DF. ;Em alguns casos, fica claro que o motorista estava fazendo um retorno irregular. Mas, como chegamos depois do acidente, temos de nos basear nos relatos dos condutores para chegar à causa da colisão, e eles nem sempre admitem que estavam errados;, conta tenente Murilo Bontempo, da Companhia de Polícia Rodoviária (CPRv) do DF.

Segundo ele, alguns motoristas costumam fazer retornos dentro do próprio Eixão, mas é difícil relacionar os acidentes da via à infração. O tenente explica que esse tipo de manobra costuma acontecer à noite e motivou acidentes graves no início do ano. ;O problema é que essa infração só pode ser registrada na presença de um agente. Não podemos nos basear em informação de terceiros;, diz. Quando há uma viatura da polícia no local, os motoristas não cometem a contravenção.[SAIBAMAIS]

Ponte JK
Não é preciso muito tempo para flagrar motoristas cometendo a irregularidade na Avenida das Nações, na altura do caminho que leva ao Palácio da Alvorada, logo depois da saída da Ponte JK. Os motoristas que vêm de São Sebastião ou do Lago Sul deixam de pegar a via L4, onde o retorno para o Eixo Monumental exige mais deslocamento e tempo, para seguir em frente e, na pista menos movimentada, fazer o retorno irregular.

Durante apenas 20 minutos, a reportagem flagrou 15 veículos mudando de sentido no local, por volta das 11h30 da última quarta-feira. Retornar em local proibido é apenas a sétima infração em quantidade no DF, mas seus efeitos podem ser desastrosos. ;Na maioria das vezes, as pessoas que causam as colisões não se machucam. Mas quem vem atrás delas em alta velocidade se assusta e pode se envolver em acidentes;, alerta Saraiva, acrescentando que a infração ocorre em quase todos os cruzamentos do DF.

;Os motoristas não percebem, mas uma ação de qualquer participante do trânsito, seja motorista ou pedestre, modifica ações de todos os outros;, reforça David Duarte, presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito. ;Ninguém espera que o motorista que vai à frente faça um retorno em local proibido. Isso gera insegurança e uma reação de outro condutor, que terá de adotar manobras evasivas de forma muito rápida;, completa.

Para o especialista, a configuração do Distrito Federal, com alguns retornos distantes, não é desculpa para as infrações. ;Apesar dos defeitos da cidade ; porque, às vezes, há situações realmente incômodas para os motoristas ;, a forma correta de se comportar não é desobedecer a lei;, considera. Se o retorno existente não é satisfatório, segundo Duarte, a população deve se unir para pleitear as alterações necessárias.

Na contramão da via

Nas tesourinhas do Plano Piloto, os motociclistas, e mesmo alguns carros, aproveitam os horários de menor movimento para pegar a contramão e dar menos voltas. Em praticamente todas as quadras comerciais das asas Sul e Norte, é possível presenciar motoristas trocando de sentido sem cerimônia. O mesmo acontece em vias mais movimentadas, como a do Setor Comercial de Taguatinga. O condutor mais apressado troca um sentido da pista pelo outro, como o Correio flagrou na tarde da última quarta-feira.

Na saída do Touring, ao lado da Biblioteca Nacional, a infração e as penalidades são parecidas com o retorno em local proibido, mas a contravenção, diferente. Os motoristas que pretendem chegar ao Eixo Monumental no sentido Praça dos Três Poderes ; Rodoferroviária pegam a contramão para cortar caminho. Eles fazem o retorno corretamente, mas chegam a ele do pior jeito possível. Até 20 de julho, o Detran expediu 3.266 notificações só para penalizar motoristas que pegaram o caminho contrário nas pistas do DF.

Atalhos arriscados
Saída do Touring no Eixo Monumental
Atalho: O motorista pega a contramão para chegar ao retorno mais próximo, cruzando as seis faixas do Eixo Monumental. Tudo para poupar os 420 metros que levam ao retorno correto. Infração: Transitar pela contramão de direção em via de sentido único. Infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 191,57 e 7 pontos na carteira.

Início da L4 Norte
Atalho: Em vez de ir até o primeiro retorno da L4 Norte para pegar o Eixo Monumental, o motorista segue pela Avenida das Nações (que dá acesso ao Palácio da Alvorada) e faz um retorno em local proibido. Infração: Executar operação de retorno em locais proibidos pela sinalização. Infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 191,57 e 7 pontos na carteira.

Entrada da UnB pela L3 Norte
Atalho: Para não perder tempo durante os 410 metros que levam ao retorno mais próximo, o motorista que deixa o Setor de Embaixadas atravessa a pista, pegando uma pequena contramão, para chegar à L3. Infração: Transitar pela contramão de direção em via de sentido único. Infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 191,57 e 7 pontos na carteira.

Setor Comercial Norte de Taguatinga
Atalho: Para pegar vagas ou simplesmente poupar tempo, os motoristas trocam de sentido na pista no meio do tráfego de veículos e dos pedestres. O mesmo acontece nas quadras comerciais do Plano Piloto.

Infração: Executar operação de retorno em locais proibidos pela sinalização. Infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 191,57 e 7 pontos na carteira.

Águas Claras
Atalho: Os motoristas aproveitam o trânsito confuso e o grande número de obras para circular pela contramão das vias de ligação entre as pistas principais.

Infração: Transitar pela contramão de direção em via de sentido único. Infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 191,57 e 7 pontos
na carteira.


Eu acho...

;Acho que o motorista brasiliense tem habilidade. Ele sabe dirigir, mas não dá importância às regras de trânsito. No centro da cidade, perto do Buraco do Tatu, tem muita gente fazendo coisa errada. Aqui, dirigir errado virou uma coisa normal.;

Pedro Mateus da Silva, 53 anos, taxista, morador de Taguatinga

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