Adriana Bernardes
postado em 03/08/2009 08:03
Com o primeiro dia de aulas na rede pública de ensino do Distrito Federal, o brasiliense vai se deparar com 320 mil carros a mais nas ruas, um aumento de 40% comparado ao período de férias. A estimativa do Departamento de Trânsito (Detran) é de que, a partir desta segunda-feira (3/8), 800 mil veículos circulem no Plano Piloto às segundas e sextas-feiras e cerca de 700 mil nos demais dias da semana. Nas salas de aula, o primeiro dia de estudos será dedicado a esclarecer dúvidas sobre a gripe H1N1. Com uma semana de atraso ; o início do semestre letivo foi adiado por causa da doença ;, os 536 mil alunos vão aprender lições sobre como higienizar as mãos e qual a diferença de uma gripe comum e a H1N1.Nas primeiras horas da manhã, os policiais militares do Batalhão Escolar vão tomar as ruas nas imediações dos principais colégios do DF. Além de blitzes de fiscalização, eles vão orientar pais e alunos sobre as regras de segurança no trânsito. Serão distribuídas cartilhas com dicas lembrando como é uma travessia segura da via, seja na faixa de pedestres ou fora delas ; nos casos das vias sem a passagem sinalizada. Pais e estudantes receberão material impresso com dicas de segurança no trânsito e de como evitar congestionamentos nas proximidades dos colégios.
[SAIBAMAIS]Comandante do Batalhão Escolar, o coronel Marcos de Araújo lembra aos motoristas que é preciso ter mais paciência. Uma das recomendações é reduzir a velocidade nas imediações das escolas e respeitar a faixa de pedestres. ;Os pais que levam os filhos de carro devem evitar fila dupla para dar mais fluidez ao trânsito. E os jovens não podem andar na via ocupando uma faixa inteira. Às vezes, eles saem conversando um ao lado do outro, em grupos de três ou quatro, e caminham no meio da pista;, alerta.
O coronel recomenda ainda que os pais se certifiquem de que os filhos estão com todo o material escolar nas mãos antes de parar o carro na porta da escola. ;Isso facilita e deixa o desembarque mais rápido;, observa. E, se a criança ou adolescente vai de van escolar, a dica é que os pais informem-se sobre o registro no Departamento de Trânsito ; para saber se tem autorização para fazer esse tipo de transporte ; e verifiquem as condições de segurança dos veículos.
O Detran também vai intensificar a fiscalização. ;Nas férias, focamos nossas ações nos motociclistas. Agora, vamos olhar todos os veículos. Como as aulas já haviam começado na rede particular, esse trabalho vem sendo feito há uma semana;, explicou o gerente de Fiscalização, Silvaim Fonseca.
Palestra
O Batalhão Escolar faz palestras sobre dicas de segurança para os estudantes. Os diretores que tiverem interesse devem ligar para o Batalhão e agendar a visita. O agendamento deve ser feito com antecedência mínima de uma semana. O telefone de contato é 3382-5096.