Cidades

Polícia Militar faz operação para combater gangues em São Sebastião

postado em 07/08/2009 21:14

O homicídio de um jovem na manhã desta sexta-feira (7/8) em São Sebastião motivou o início de uma operação coordenada pela Polícia Militar. Wanderson Barbosa Araújo, de 21 anos, foi baleado com dois tiros por uma dupla em uma moto preta. A polícia acredita que o crime foi motivado por briga de gangues na região.

De acordo com o comandante da 17; CPMind, major Agrício da Silva, a operação vai intensificar o policiamento nos locais considerados, pela polícia, de risco. ;São lugares que chamamos de quentes, onde sabemos que moram membros dessas gangues. São eles os bairros Residencial Oeste, Centro e Bosque;. Pessoas já conhecidas da polícia, assim como aquelas de quem os agentes suspeitarem estar armadas ou com drogas, serão abordadas.

A intenção é prevenir o choque entre gangues e, conseqüentemente, a prática de outros crimes. "Se acabássemos com essas gangues, São Sebastião seria uma grande cidade do interior. A maior parte dos crimes é motivada por brigas entre elas". Um levantamento da polícia mapeou seis gangues na cidade.

Participam da ação 20 oficiais do Bope ; cinco viaturas da corporação estão disponíveis ;, além de 30 PMs e nove viaturas da 17; CPMind.

Resultado
Uma pessoa já foi capturada esta tarde. De acordo com o major Agrício, a prisão foi resultado do cumprimento de um mandado da Justiça contra um homem, conhecido como Sacola - a polícia não divulgou o nome do acusado - pertencente, segundo o comandante, a uma gangue da quadra 2.

Ações emergenciais
Durante a tarde o comandante do 17; CPMind se reuniu com membros do Ministério Público. Também participaram da conversa o delegado da 30; Delegacia de Polícia (São Sebastião) e o juiz da Vara Criminal da cidade. As autoridades debateram medidas imediatas que devem ser adotadas na região de forma a diminuir a ação das gangues.

Três medidas imediatas ficaram acertadas na reunião. Será instaurado um inquérito policial para apurar o homicídio desta manhã. "Se for o caso, expediremos mandados de busca e até de prisão". Além disso, a delegacia vai realizar um mutirão para acelerar as investigações de homicídios e tantativas. "Assim poderemos prender os autores e desarticular as gangues", explica o comandante da 17; CPMind. Por fim, o contingente policial militar de prevenção será ampliado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação