postado em 08/08/2009 12:35
Os aprovados no concurso da Polícia Militar vão realizar nova manifestação nesta quinta-feira (13/8) em frente ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Na data, está prevista a apreciação por parte do tribunal da polêmica que envolve o processo seletivo. Durante a sessão, os conselheiros vão confirmar ou não o último posicionamento da Casa, que tinha sido pela suspensão do processo. Candidatos de nível médio, impedidos de participar do concurso, entraram com representação para que o TCDF se manifeste novamente, já que a Justiça derrubou liminar que garantia o prosseguimento da seleção. O alvo do questionamento é a exigência de nível superior para os candidatos.
A resposta do tribunal estava prevista para a última quinta-feira, mas não entrou na pauta da Casa. Na ocasião, porém, uma comissão dos aprovados foi recebida pelo presidente do tribunal, Paulo César Ávila, que suspendeu a sessão do dia para esclarecer aos aprovados o posicionamento do TCDF sobre o fato. Na ocasião, segundo a assessoria do tribunal, Ávila afirmou que caso a Polícia Militar respondesse aos questionamentos encaminhados pela Casa, o impasse seria analisado pelo TCDF já nesta próxima semana.
Durante a semana os aprovados foram recebidos, também, pelo sub-secretário de Segurança do DF, Pedro Cardoso, e pelo o chefe do departamento de pessoal da Polícia Militar. O objetivo do encontro foi discutir o andamento do concurso. Os candidatos impetraram, ainda, dois mandados de segurança coletivos no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) para garantir o andamento do processo seletivo, e o direito de realizar a avaliação física, próxima etapa da seleção, marcada para a segunda quinzena de agosto.