Cidades

Projeto leva serviços jurídicos e de saúde ao Recanto das Emas

postado em 10/08/2009 08:38
Um nódulo no seio incomodava a dona de casa Regina da Silva Ferreira, 44 anos, há algum tempo. Na manhã de ontem, ela aproveitou para tirar todas as dúvidas e receber orientações sobre onde se tratar. Não precisou ir a um posto de saúde. A oficina de prevenção ao câncer de mama estava montada bem perto de sua residência, na entrequadra 508/509 do Recanto das Emas. O serviço era um dos vários oferecidos na primeira edição do Projeto Ações Itinerantes de Cidadania, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus).

Regina Ferreira (E) recebeu orientações sobre o câncer de mamaCerca de 3 mil moradores da cidade receberam atendimentos oftalmológico, ginecológico, pediátrico, clínico geral, psicológico e jurídico. A aposentada Maria Helena Oliveira, 63 anos, não ia ao médico havia dois anos. ;A gente tem que enfrentar fila e só é atendido se chega de madrugada, não tenho como fazer isso;, comentou ela, ao aprovar os serviços oferecidos perto de casa.

Antes do almoço de Dia dos Pais com a família, o aposentado Benedito Moita, 64, resolveu medir a taxa de glicose para detectar um possível caso de diabetes. ;Vi o movimento e vim aqui saber, já que minha esposa é diabética;, afirmou ele, feliz com a notícia de que o resultado do teste foi negativo.

A comunidade também teve à disposição diversas vacinas, para combater doenças como a febre amarela, o tétano, a hepatite B, a rubéola, o sarampo e a poliomielite. As palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, gripe H1N1 (gripe A ou suína) e Lei Maria da Penha (n; 11.340/06) reuniram um bom público interessado.

Rigor
Em vigor desde 22 de setembro de 2006, a Lei Maria da Penha prevê mais rigor nas punições para a violência contra a mulher. O nome é uma homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões por parte do marido. Em 1983, ele tentou matá-la com um revólver, deixando-a paraplégica. A punição contra ele só veio em 2002. E assim mesmo o homem ficou apenas dois anos preso.

Diversão para a garotada
Enquanto o evento ocorria, grupos de dança locais se apresentavam ao som de hip-hop, funk e axé. Entre as atrações, Batucadeiros, Entre nessa Dança e Colisão Tremedeira. A estudante Ana Paula Pereira, 16, curtiu as performances ao lado das amigas. ;Acho muito legal a oportunidade de mostrar o trabalho deles no palco;, observou a jovem.

A área de brinquedos fez o maior sucesso entre a criançada. Escorregador inflável, pula-pula, cama elástica e piscina de bolinhas foram a diversão dos pequenos Vinícius dos Santos Gomes, 10, e Tayllon Pereira, 9. ;Estou adorando, fui no escorregador quatro vezes;, disse Tayllon, enquanto aguardava na fila para mais uma descida.

De acordo com a coordenadora para Assuntos da Mulher da Sejus, Valéria de Sousa Rocha, o objetivo do projeto é levar à população serviços prestados pelo governo do Distrito Federal nas áreas de saúde, jurídica e entretenimento, com foco para as mulheres. ;O público feminino tem mais interesse na saúde e nos seus direitos do que o masculino, é uma caraterística nossa;, acredita.

Sobre a escolha do Recanto das Emas para estreia do serviço, Valéria destaca a necessidade da população. ;Quando planejamos a programação, procuramos cidades com maior carência dos serviços, locais que pudéssemos atender a comunidade com mais eficiência;, justificou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação