Cidades

Pais estão com medo de mandar os filhos para a escola em Valparaíso

postado em 13/08/2009 00:30

A suspensão das aulas das escolas municipais de Valparaíso (GO), depois que uma menina de 4 anos morreu com sintomas da gripe, não tranquilizou todas as famílias de alunos.

No Colégio Estadual Jardim Oriente, os pais ligaram o dia inteiro. A escola, no entanto, não teve autorização para suspender as aulas. Apesar de não ter nenhum caso suspeito, de acordo com a secretária Márcia Olívia, o clima entre os funcionários está tenso. "Agora a gente aguarda o laudo para saber se a morte da menina de 4 anos foi causada pela gripe suína. Se for confirmado, a gente espera que as aulas dos colégios estaduais também sejam suspensas".

As aulas nas escolas municipais foram interrompidas apenas como medida de precaução, segundo a coordenadora do Núcleo de Imunização da secretaria de Saúde de Valparaíso, Aldeci Maria de Oliveira.

A medida, diz Aldeci, foi tomada para tranquilizar os pais. "Se a gente não suspende as aulas, os pais, talvez por falta de informação, não mandam as crianças para a escola. O professor fica na sala de aula dando o conteúdo, e essas crianças perdendo a matéria".

Suspeita

De acordo com Aldeci Maria, entre 8 e 12 pessoas da cidade estão com suspeita de ter contraído a gripe A. Entre os estudantes, há apenas dois casos com fortes indícios. O primeiro é da menina de 4 anos que estudava no Caic e que morreu ontem, após ser internada no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, com um quadro grave de pneumonia. O outro caso é de um garoto, também de 4 anos e morador do Céu Azul, mas ele já tomou o medicamento, e passa bem.

[SAIBAMAIS]O diretor administrativo do Centro de Assistência Integrada de Saúde (CAIS), José Miguel, diz que a criança de 4 anos que morreu apresentava um quadro de pneumonia crônica, mas ainda não há confirmação de que a sua morte tenha sido causada pela gripe suína.

Segundo José Miguel, pelo menos 50 pessoas procuram o centro por dia acreditando ter contraído a gripe. "Os pais ficam muito preocupados e a procura no hospital aumentou muito. O que a gente pede é que, primeiramente, as pessoas procurem um posto do Programa de Saúde da Família (PSF) próximo. Hoje a cidade tem 22 PSF funcionando. Isso evita que a pessoa venha sem precisar ao pronto-socorro, onde chega todo tipo de paciente e o risco de infecção é alto".

Susto

A estudante da 5; série da Escola Municipal Monteiro Lobato, Ana Beatriz, 13 anos, conta que levou um susto ao chegar à escola e descobrir que não haveria aula. Segundo ela, a escola não passou nenhum tipo de informação sobre a nova gripe e tampouco tem tomado medidas preventivas.

O pai da menina, Rufino Álves de Carvalho, disse que não está com medo de mandar a filha para o colégio: "Sempre tem uma nova gripe aparecendo. Já teve gripe aviária, já teve a doença da vaca louca, agora é a gripe suína. Depois dessa, deve vir outra".

Suspensas as aulas até 24 de agosto, as escolas municipais ainda vão ter funcionários trabalhando de 8h às 15h. De acordo com o coordenador da segurança da Escola Municipal Gilmar de Jesus Cavalcante, Paulo Eduardo Coelho, os funcionários não estão com medo de ir trabalhar. "Tomei um susto quanto disseram que as aulas foram suspensas porque aqui não teve nenhum caso suspeito".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação