Cidades

Projeto orientará jovens do Riacho Fundo sobre AIDS e outras DSTs

postado em 13/08/2009 17:06

Jovens do Riacho Fundo I e II participarão, neste domingo (16/8), do projeto Ser Jovem é Constuir o Futuro, proposto pela ONG Família Cidadã em parceria com o Ministério da Saúde.

O objetivo do evento é sensibilizar, informar e orientar pelo menos 400 jovens e adolescentes quanto aos cuidados com a saúde e a prevenção de DST/AIDS, além de incentivar a busca de orientação e atendimento nas unidades de saúde locais. Ao longo do dia, os jovens vão assistir a palestras, participar de debates e receber orientações de especialistas.

Associação Família Cidadã escolheu as cidades Riacho Fundo I e II por acreditar que elas necessitem de mais informações e orientações a respeito da prevenção de DST/AIDS, além de noções de planejamento familiar e de proteção. As cidades têm hoje, aproximadamente 60 mil habitantes e apenas 1 posto de saúde.

AIDS/DST no Distrito Federal
Segundo estudo divulgado em dezembro de 2007 pela Secretaria de Estado da Saúde, cresce o número de jovens entre 15 e 24 anos com AIDS e DSTs. Dentre os motivos da transmissão do vírus HIV, um dos mais importantes é o descuido nas relações sexuais; um em cada três casos de AIDS notificados à secretaria ocorre por meio da transmissão sexual.

A pesquisa revela também que, por ano, são registrados 400 casos de AIDS e 5 mil casos de doenças sexualmente transmissíveis no DF. Além disso, a pesquisa revela que 61,4% dos jovens brasilienses, entre 18 e 24 anos, se relacionam sem proteção e de cada 4 jovens, um tem um filho não planejado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação