Publicidade

Correio Braziliense

Secretaria de Educação suspende sistema de salas ambiente devido à nova gripe


postado em 14/08/2009 14:42 / atualizado em 14/08/2009 15:27

Por recomendação dos órgãos de Saúde, a Secretaria de Educação determinou a suspensão temporária do sistema de salas ambiente nas escolas da rede pública. Nesse sistema, os alunos é que trocam de sala, já que cada disciplina tem seu próprio ambiente, em um espaço fixo. A medida é preventiva, devido à gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína.

De acordo com o secretário de Educação, José Luiz Valente, a mudança deve alterar a rotina principalmente de escolas de ensino médio, onde o sistema de salas ambiente tem sido mais utilizado. Uma delas é o Centro de Ensino Médio 01, de Sobradinho, que suspendeu as aulas ontem depois que nove alunos apresentaram sintomas de gripe - três deles na mesma turma. Uma equipe da Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde esteve hoje no colégio para uma inspeção e recomendou a suspensão das aulas no sistema de salas ambiente. Mas descartou, por enquanto, a necessidade de suspender as aulas. Com isso, o CEM 01 de Sobradinho foi orientada a convocar os alunos a retomar as atividades na segunda-feira. Até lá, a direção terá que fazer as adaptações para que os 2.100 estudantes assistam às aulas sem precisar trocar de sala. O mesmo vale para outras escolas da rede que usam o sistema. A Secretaria de Educação vai encaminhar hoje uma circular às regionais de ensino para determinar a suspensão por tempo indeterminado do modelo de salas ambiente. Na circular, Valente determina que as escola terão que fazer "as devidas adequações de modo a garantir a qualidade pedagógica das aulas, sem prejuízo ao processo de aprendizagem dos alunos". A secretaria não soube informar quantos colégios adotam o sistema.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade