postado em 14/08/2009 17:23
A Secretaria de Saúde confirmou nesta sexta-feira (14/8) 24 novos casos de gripe A no Distrito Federal. Com a atualização são 79 casos confirmados da nova gripe. O número de casos suspeitos relatados saltou de 13 para 293.Além do aumento no número de casos suspeitos e confirmados, a Secretaria comunicou mudanças na distribuição do anti-viral Tamiflu, usado no combate à Influenza A (H1N1). Agora o medicamento, que era distribuído no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), será distribuído nos quartéis do Corpo de Bombeiros. O remédio só será entregue mediante receita médica.
O secretário-adjunto de Saúde, Florêncio Cavalcante, pediu cautela dos médicos ao receitarem o Tamiflu. O medicamento só deve ser ministrado em casos graves ou que pertençam ao grupo de risco, formado por gestantes, idosos, doentes crônicos e crianças de até 2 anos.
O aumento no número de casos suspeitos encheu as emergências dos hospitais. Por causa do grande volume de pessoas procurando atendimento médico, a Secretaria anunciou a contratação emergencial de 400 servidores para a Saúde. Serão 60 especialistas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 240 clínicos e 100 pediatras. Os profissionais serão contratados em quatro etapas. As primeiras contratações devem ocorrer em 15 dias.
O reforço no atendimento também virá de profissionais do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. ;Os hospitais estão cheios e a população está assustada, mas não há motivo para pânico;, informou Cavalcante.
Confirmação
Somente os casos graves terão o diagnóstico laboratorial da nova gripe. As pessoas que apresentarem sintomas, mas não tiverem nenhuma complicação serão recomendadas a ficarem em casa, em repouso e evitar contato com outras pessoas.