Uma mulher procurada pela Justiça do Distrito Federal e do Mato Grosso do Sul, acusada de aplicar o golpe conhecido por ;Conto do Paco;, foi presa na tarde desta sexta-feira (14/08), por uma equipe de policiais da 13; Delegacia de Polícia (Sobradinho).
Silvana Marisa Dias, conhecida como ;Patrícia;, 39 anos, acusada de estelionato, tem dois mandados de prisão no DF e um no MS, além disso vai responder a 12 inquéritos policiais.
Na Delegacia, foi reconhecida por uma das vítimas e declarou à polícia que há mais de 15 anos aplicava sempre o mesmo golpe nos dois locais. Ela será recolhida à Penitenciária Feminina do DF.
Silvana detida depois de ser reconhecida por uma vítima na agência do Banco do Brasil de Sobradinho, no mesmo horário que havia cometido o crime anteriormente. Segundo o delegado plantonista da 13;, José Aramis Mantovani, é possível que ela estivesse esperando uma nova vítima, mas não há como provar.
"Conto do Paco"
Esse golpe acontece dentro de agências bancárias e é feito em duplas ou trios. Os criminosos procuram pessoas que tenham sacado grandes quantidades de dinheiro, preferindo os idosos. Quando a vítima está saindo da agência um deles passa na sua frente e deixa cair um cheque. Quando a vítima vai entregar o cheque ao que "perdeu", aparece um dos criminosos querendo devolver também um outro cheque.
O criminoso que "perdeu" os cheques fica agradecido e fala que era o dinheiro da empresa em que trabalha, e que eles merecem uma gratificação por terem devolvido o dinheiro. Ele fala para eles irem na loja que ele trabalha, que é de jóias, para receber a recompensa, mas alerta que para isso eles têm que deixar a bolsa com ele, porque no lugar eles não permitem a entrada de ninguém com bolsas, pois temem roubos. Primeiro vai um dos criminosos que retorna "recompensado" de jóias. A vítima então deixa a bolsa e vai buscar a "recompensa".