Cidades

Cerca de mil pessoas fazem manifestação em frente ao TCDF pela manutenção do concurso da PM

postado em 18/08/2009 20:27

Aproximadamente mil pessoas fizeram manifestação nesta terça-feira (18/8), em frente ao Tribunal de Contas do DF, para pedir a manutenção do concurso para soldado da Polícia Militar do Distrito Federal.

Entre os manifestantes, vários aprovados no concurso esperavam que o tribunal colocasse na pauta do dia o julgamento da polêmica seleção, que exigiu, pela primeira vez, nível superior dos participantes. No entanto, a questão não foi discutida na sessão do dia. A previsão, segundo apurou o correioBraziliense.com.br, é de que o julgamento ocorra apenas na próxima semana.

Aprovados no concurso para soldado da PMDF fazem manifestação no TCDF

Nesta quinta-feira, a pauta do tribunal deve contemplar o concurso para oficial da Polícia Militar. A seleção também foi paralisada até que a Corte de Contas tenha uma definição sobre a legalidade da exigência da graduação em direito. Além disso, o TCDF exige alterações no edital.

Os aprovados para soldado da PM, por sua vez, aguardam por uma decisão positiva no concurso de oficiais da coorporação, já que, em ambos os casos, o TCDF questiona a validade do decreto do governador José Roberto Arruda, que exige nível superior para exercer ambas as funções na PMDF.

Na próxima terça-feira (25/8), os aprovados no concurso da PMDF realizam uma nova manifestação, mais uma vez em frente ao tribunal.

Assim como hoje, serão recrutados doadores para a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), que está recebendo o apoio dos concursados. Os manifestantes também querem aproveitar o movimento para arrecadar alimentos não-perecíveis. As instituições que desejarem se beneficiar da campanha podem enviar um email para aprovadospmdf@gmail.com.

Histórico
A nova manifestação do TCDF em relação ao concurso para soldado da PM ocorrerá após a decisão da Justiça que derrubou a liminar que garantia o prosseguimento da seleção. Em anos anteriores, o concurso exigia apenas o nível médio como pré-requisito.

A determinação do Tribunal de Contas do DF, atualmente válida, é para que o processo seja interrompido e o edital reaberto a candidatos de nível médio. São 750 vagas, com salários de cerca de R$ 4 mil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação