Um homem de 31 anos, identificado apenas como Renê, foi detido por volta das 8h desta sexta-feira (21/8) na via EPIA, sentido Rodoferroviária/Cruzeiro, com 40 kg de peixe e um tatu silvestre, de aproximadamente 50 cm no porta-malas do seu véiculo.
O motorista, que voltava da Bahia, foi parado ao passar pelos policiais da Comando de Policiamento Rodociário (CPRv), na altura do viaduto Ayrton Senna. Surpreendidos com a grande quantidade de animais no porta-malas do Fiat Brava, os policias acionaram a Companhia de Polícia Militar Ambiental, que fez a condução do material apreendido. O homem foi encaminhado para a 3; Delegacia de Polícia (Cruzeiro Velho).
De forma preliminar, foi apurado que o homem trouxe os animais de ônibus em caixas de isopor e estaria voltando para casa em seu carro. Segundo o soldado da CPRv, Raimundo Araújo, o homem disse que os animais eram para consumo próprio.
Na delegacia, Renê foi liberado após assinar um termo circunstanciado. Ele afirmou que teria comprado o tatu e os peixes já abatidos e que ambos seriam para consumo próprio.
Histórico
Em apenas cinco dias, três apreensões de animais silvestres foram realizadas no DF. Nesta quinta-feira (20/8), a Polícia Federal prendeu, um homem de nacionalidade portuguesa, de 57 anos, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubtschek, que tentava embarcar para a Europa com ovos da fauna silvestre brasileira. Na manhã do domingo (16/8), a Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) apreendeu 48 pássaros na feira da Ceilândia.