postado em 21/08/2009 12:34
O Hospital Universitário de Brasília (HUB) recebeu a matéria-prima do antiviral Tamiflu para processar o xarope receitado a crianças com gripe. O núcleo farmacêutico do hospital já processou as primeiras doses e, segundo a Secretaria de Saúde, elas estão disponíveis à população.
[SAIBAMAIS]O xarope é normalmente prescrito a menores de 12 anos ou a pacientes com dificuldade de engolir o medicamento em cápsulas. O Distrito Federal recebia o produto pronto mas como houve uma baixa nos estoques na semana passada, o Ministério da Saúde encaminhou o princípio ativo do medicamento na última sexta-feira para que o insumo seja preparado no HUB.
O secretário-adjunto de Saúde, Florêncio Cavalcante, afirma que a remessa foi suficiente para atender a demanda, pelo menos por enquanto. "Não estamos com falta de medicação". De acordo com a secretaria, a matéria-prima encaminhada pelo Ministério da Saúde é suficiente para distribuir xarope a 7 mil pacientes. A prescrição segue o mesmo rito do remédio em cápsulas.
A matéria-prima encaminhada pelo ministério é a mesma usada pela Roche, fabricante do Tamiflu, antiviral usado no tratamento da gripe. O insumo foi comprado em 2006, durante o surto de gripe aviária na Ásia. O envio tem ocorrido porque o fabricante não tem disponível para venda o tratamento infantil no mundo.
Distribuição
A Secretaria de Saúde ressaltou nesta sexta-feira (21) que a distribuição do antiviral já está sendo feita em quatro quartéis do Corpo de Bombeiros - na Asa Norte, na Asa Sul, no Gama e em Taguatinga. A idéia é priorizar nesses locais a entrega para quem foi atendido na rede privada. Não é necessário que o paciente pegue o medicamento pessoalmente. Qualquer pessoa com mais de 12 anos e com a documentação necessária pode ir no lugar dele.
"O paciente deve ir do hospital para casa", afirma Cavalcante. A orientação para os pacientes atendidos na rede pública é que eles retirem o medicamento nos hospitais regionais. A Secretaria de Saúde também reforçou a orientação sobre o uso da máscara, recomendada apenas para pessoas com sintomas de gripe. "Quem não têm sintomas não precisa usar a máscara", afirmou o secretário-adjunto de Saúde.