Cidades

Fim de semana deve ter chuva em áreas isoladas do DF

postado em 21/08/2009 13:59
Depois de 69 dias de estiagem no DF, as chuvas devem começar a aparecer neste final de semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria pode trazer chuvas fracas e esparsas para a capital entre hoje (21/8) e domingo.

Nesta sexta-feira, a temperatura deve variar entre 20;C e 29;C. A umidade relativa do ar pode sofrer uma variação de 25 a 55%. O dia deve ficar parcialmente nublado, anunciando a chegada das chuvas em algumas áreas isoladas.

No sábado e domingo, segundo o Inmet, a temperatura deve sofrer uma queda. A previsão é que a máxima seja de 26;C e a mínima de 17;C. Os dois dias devem ser marcados por trovoadas e pancadas de chuvas em áreas isoladas.

No entanto, o meteorologista Manoel Rangel, do Inmet, afirma que o período de seca deve se estender até outubro. "Esperamos algumas pancadas de chuvas esparsas e fracas já para o fim de setembro. Mas o período chuvoso mesmo só deve começar no mês seguinte", detalhou.

Até o momento, a umidade mais baixa do ar registrada este ano foi de 18%, em 28 de junho. No ano passado, o dia mais crítico foi 12 de setembro (12%). O meteorologista acredita que a seca deste ano será mais amena que em 2008, porque a temporada de chuva se estendeu em 2009.

"O clima tem se comportado dentro do esperado. E, apesar de termos uma massa de ar seco e quente que paira sobre a Região Centro-Oeste, temos também uma massa de ar frio no sul de Goiás, que pode aumentar um pouco a umidade geral", ressaltou Rangel, que trabalha no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação