Pai, filhos, ex e atual esposa. Todos se juntaram, há cerca de um ano, na aplicação de golpes com cartões de crédito falsificados. Além deles, mais uma mulher fazia parte da quadrilha, desarticulada na manhã desta sexta-feira (21/8), durante a operação Saturno da Delegacia de Falsificações e Defraudações (DEF).
Ájax Bastista Tosta, de 50 anos, era o líder do grupo, do qual fazia parte os dois filhos Pedrinho Villard Leonardo Tosta, 18, e Hugo Leonardo Tosta. Também participavam do esquema a ex-mulher Marlene Rodrigues de Miranda, 28, a atual mulher Ana Suely Moraes Campos, 41, e Rita de Cássia Martins Neves Rodrigues, 39.
Como explicou a delegada Ivone Rossetto, a quadrilha conseguia dados de correntistas - nome completo, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) -, falsificavam documentos e faziam cadastro de cartões de crédito com instituições bancárias. Algumas informações foram conseguidas em sites da internet, outras, compradas de outros estelionatários. Rossetto acredita que, cerca de 120 nomes estivesse em uma das listas.
Calcula-se em aproximadamente R$ 300 mil as perdas decorrentes dos golpes aplicados por eles. Todos foram autuados por formação de quadrilha e estelionato. Caso condenados, a pena prevista para cada crime é, respectivamente, de um a três anos e de um a cinco.