Cidades

Equipe de brigadistas ficou perdida por quatro horas Reserva Biológica da Contagem

Era para ser só mais uma reportagem, mas o trabalho de combate ao fogo na , virou uma aventura

Pablo Rebello
postado em 22/08/2009 07:50
Equipe de brigadistas da Rebio ficou horas tentando retornar à base : luz de fábrica serviu de referência"A comida lá de casa, não tem tempero nem sal. Comida de brigadista é abafador e bomba costal", cantavam os seis brigadistas da Reserva Biológica da Contagem (Rebio), próxima ao Parque Nacional de Brasília, rumo a mais uma missão. As músicas impulsionavam o sexteto. No horizonte, o sol se aproximava do poente. Logo à frente, o fogo se levantava em meio à mata, desafiador, a inflamar o espírito combatente do grupo. Com eles, seguia o fotógrafo Carlos Silva, que não podia imaginar a aventura em que estava prestes a embarcar.

O aviso da queimada chegou para a equipe brigadista, por volta das 17h da quinta-feira. Carlos Silva, que fazia um outro trabalho para o Correio na Rebio(1), aproveitou o momento para acompanhar o grupo no combate ao fogo. Os sete seguiram pela Rua Zero do Lago Oeste até chegarem nas proximidades do antigo Clube dos Empresários. Empolgados, os seis brigadistas entraram a pé na mata, por um terreno acidentado que logo se mostrou um desafio maior do que o esperado.

A luz do dia se foi e, rapidamente, o grupo se viu no escuro com a queimada adiante como único ponto de referência. ;O fogo parecia perto, mas o local era de muito difícil acesso. Foi uma luta para chegar lá;, contou o chefe do dia dos brigadistas, Eline Silva Costa, 28 anos. Alguns seguiam o caminho com os abafadores na mão. Outros, com bombas costais de até 20 litros d;água. Não foram poucos os tombos que levaram pelo caminho. Quando alcançaram a queimada, às 19h30, a animação voltou a motivar o grupo. A extensão das labaredas, contudo, era maior do que o pequeno grupo estava capacitado a enfrentar. E não demorou para ser dada a ordem de cessarem o combate, com o intuito de voltar ao local no dia seguinte com ajuda dos bombeiros.

Outro problema
Foi quando surgiu outro problema: como retornar à base? A escuridão impedia os brigadistas de reconhecer a região onde estavam. O terreno acidentado dificultava a volta pelo caminho percorrido na ida. Para finalizar, ninguém lembrou de levar uma lanterna. A solução encontrada foi seguir a luz de uma fábrica de cimento, na região da Fercal, assim como a estrela mais brilhante no céu. Apesar do cansaço e das dificuldades, seguiram em frente. Sem equipamento de GPS e bússola, a volta para a base foi complicada. A equipe ficou por volta de quatro horas tentando retornar.

[SAIBAMAIS]A preocupação aumentou quando acabou a água potável dos cantis. O grupo recorreu então à água das bombas costais. Os sons da noite e as imagens do cerrado adquiriram novas nuances na escuridão. Em determinado momento, um dos brigadistas acreditou ter visto um lobo se aproximar e tentou afastá-lo com o abafador. Em outro, dois deles juram ter ouvido o som de um pedido de socorro ecoar no meio do cerrado. ;Aquela área é assombrada;, comentou o brigadista Diego Máximo Matos, 20 anos. O que deu início a uma série de histórias com seres pitorescos e brincadeiras que aliviaram a tensão.

As horas passaram lentamente. O grupo chegou a um ponto onde conseguiu receber sinal nos aparelhos celulares. Por volta das 23h30, após percorrerem uma área estimada de 20 quilômetros, alcançaram a DF-205, próximo da Vila Boa Vista. A saga chegou ao fim. Os brigadistas voltaram para a base na Rebio, onde dormiram por volta das 2h. Mas descansaram só o necessário. Às 7h, já estavam de pé para fazer a corrida matinal de oito quilômetros pela reserva.

Apesar das horas de tensão na quinta-feira, os seis estavam bem descontraídos ontem pela manhã. ;Foi a primeira vez que vivemos uma situação dessas na reserva. Mas já passamos por situações piores em outros lugares. Em Diamantina, cheguei a passar de três a quatro dias embrenhado no mato, no combate ao fogo;, relatou o brigadista Adler Maurício Machado, 25 anos. ;O importante é que gostamos do que fazemos. Isso é o que nos impulsiona a seguir adiante;, contou Eline. Graças aos esforços do grupo, a biodiversidade da Rebio continua segura.

1- Riqueza
Criada por um decreto em dezembro de 2002, a Rebio tem uma área total de 3.460 hectares, com sete tipos diferentes de biomas e diversos mananciais e nascentes. A área tem proteção ambiental integral e não é aberta para visitação.

; Depoimento
Confiança necessária

Carlos Silva
;Estava prestes a concluir mais uma pauta quando ocorreu a chamada do incêndio. Decidi acompanhar os brigadistas. Quando descemos do carro, achei o fogo distante. Mas eles estavam animados, então fui junto. A preocupação aumentou quando começou a anoitecer. Primeiro, porque não tínhamos lanterna e nenhum outro meio de nos localizarmos. A solução encontrada foi seguir a luz da fábrica e de uma estrela que brilhava mais forte no céu. Como estava com todo meu equipamento fotográfico e sem uma roupa adequada para andar no mato, fiquei mais tenso. O cansaço também foi bravo. Quando finalmente entrei no carro, depois de encontrarmos a rodovia, não conseguia mais sair. Minhas pernas tremiam. Estava extenuado. Mas os brigadistas foram sensacionais. Se preocuparam comigo o tempo todo e me deram a confiança necessária para sair daquela situação.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação