Cidades

Novo esquema de atendimento reduz filas nos hospitais

postado em 24/08/2009 16:22

Ao contrário dos outros dias, emergência do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) ficou vazia na manhã desta segunda-feira (24/8). Os atendimentos não duraram mais que uma hora. Na semana passada, as pessoas chegavam a esperar 11 horas. A melhora se deve ao novo esquema de acolhimento dos pacientes. Os que não estão em estado grave são levados, em veículos do governo do Distrito Federal, para postos de saúde.

O objetivo do novo esquema é esvaziar as emergências dos hospitais para que eles possam priorizar os casos graves de gripes e atendimentos de outras doenças. "Estou desde às 6h na rua e estou surpreso que ainda não vi ninguém reclamando", comemorou o secretário adjunto de saúde do DF, Florêncio Cavalcante. Ele visitou as emergências e postos nesta manhã para verificar a situação de cada um.

Com a reorganização do atendimento, o governo destacou Centros de Saúde como pontos estratégicos para atender pacientes que estejam com sintomas de gripe. Inicialmente, as emergências contempladas são as dos hospitais regionais da Asa Norte, Samambaia e Ceilândia.

Os centros de Saúde 12 e 13 da Asa Norte vão receber os pacientes do Hran. Em Ceilândia o posto estratégico será o Centro de Saúde 11 e em Samambaia, o Centro de Saúde 1. A Secretaria de Saúde vai avaliar a demanda em outros hospitais para estender o esquema às demais cidades do DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação