Cidades

Aulas gratuitas de ioga no Parque Olhos D'Água ganha adeptos

Exercícios físicos aliados à meditação recebem até 30 pessoas aos domingos. Professor orienta homens e mulheres em nome da qualidade de vida

postado em 25/08/2009 08:53
Respirar bem. Se você nunca teve esse tipo de problema, certamente não faz parte das suas preocupações. Mas para quem visita o Parque Olhos D;Água, no fim da Asa Norte, despertar a atenção para o sistema respiratório em busca da qualidade de vida vai além de uma recomendação médica. É questão de opção. Basta estender uma esteira no chão, seguir as instruções do mestre e pronto. Os alunos estão preparados para interligar mente e corpo por meio da ioga.

Professor Ricardo coordena os movimentos de mais uma turmaA arquiteta Elise Rodrigues Gomes, 50 anos, procurou a Swasthya Yoga(1) ; que combina respiração, movimentos corporais e meditação ; para afastar o estresse do dia a dia. ;Já tinha praticado em sala de aula, mas ao ar livre é bem diferente. A gente interage com a natureza e isso nos traz uma paz muito grande. E tudo de graça;, comemorou a frequentadora do parque e moradora no Lago Norte. No último domingo, ela esteve ao lado de cerca de 30 pessoas no local, todas sob a orientação do professor Ricardo Souza.

Qualquer pessoa saudável pode fazer a Swasthya Yoga no Olhos D;Água. A questão é não exigir muito de si, mesmo nas primeiras aulas. ;É natural que a pessoa se preocupe em seguir a postura do outro na aula. Mas o ritmo é pessoal. Ninguém faz a mesma postura;, ressaltou Ricardo, mestre da modalidade há mais de 15 anos.

Por exigir muito dos músculos e aumentar em até 80% a capacidade respiratória, o exercício é muito recomendado para aumentar o desempenho dos atletas. Praticante da ioga desde o início do ano, o servidor público Clóvis dos Santos, 46, sente que o benefício é mais do que físico. ;Quando deixo de fazer um só dia, meu corpo sente falta. Estou mais tranquilo e equilibrado. Com a ioga, a gente consegue frear a correria do dia a dia e aumentar o rendimento nas atividades;, afirmou o ciclista, morador da 415 Norte.

Cuidados
O professor Ricardo, no entanto, lembrou que estar bem de saúde é um pré-requisito. ;Essa modalidade é indicada para quem busca o bem-estar e a qualidade de vida. Muita gente com síndrome do pânico, hipertensão e problemas emocionais nos procura. Mas a prática não serve como terapia;, avisou. De acordo com ele, pessoas nessas condições devem procurar um médico antes de fazer as aulas. Até porque a ioga mexe profundamente com o sistema nervoso e pode piorar o problema.

Além disso, ao contrário de outras práticas modernas, Swasthya Yoga não é indicada para crianças e gestantes. ;É exigido um esforço muito grande para esse público, podendo até machucar. Somos de uma vertente mais tradicional. Na Índia, por exemplo, nem as mulheres podiam praticar;, explicou Ricardo. O recomendável é começar a prática a partir dos 15 anos.

1 - Saúde
No Swasthya Yoga, a forma de executar os exercícios é diferente das modernas. Inspirado nas linhas mais antigas, executa técnicas corporais e respiratórias de relaxamento sincronizadas harmoniosamente. Não tem ligação com nenhuma religião. Pronuncia-se ;suástia;. Em hindi, a língua mais falada na Índia, significa saúde.

ANOTE AÍ
A aula de ioga no Parque Olhos D;Água é aberta ao público. Acontece gratuitamente aos domingos, das 17h às 18h, na entrequadra 413/414 Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação