Mariana Flores
postado em 26/08/2009 10:55
O desemprego caiu no Distrito Federal e atingiu em julho o menor índice desde janeiro deste ano. A taxa atingiu 15,9% da População Economicamente Ativa (PEA) em julho, contra 16,4% registrados em junho. Foram criados 12 mil postos de trabalho no mês passado, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada esta manhã pela Secretaria de Trabalho do DF e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Nos últimos 12 meses o número de ocupados sofreu um incremento de 30 mil pessoas.
Dos 12 mil trabalhadores que conseguiram um emprego, 6 mil são assalariados do setor privado, 1 mil do setor público e 5 mil são empregadores, empregados domésticos, donos de negócio familiar, trabalhadores familiares sem remuneração ou profissionais liberais. A construção civil foi a que mais empregou, gerou 4 mil empregos só no mês passado.
A melhoria do mercado de trabalho também foi verificada nos salários. A renda do trabalhador brasiliense vem aumentando. O acréscimo mensal foi de 0,5% e no acumulado de 12 meses, de 5,6%. Atualmente o rendimento médio é de R$ 1.839. Há um ano a renda era de R$ 1.741.