Cidades

Fonte luminosa terá música integrada ao movimento das águas

postado em 26/08/2009 10:50
Após cinco anos desativada, a fonte luminosa da Torre de TV voltará a funcionar com uma novidade: terá música integrada ao movimento das águas e vai contar com tecnologia computacional de última geração e projeção a laser. A Novacap fecha nesta quarta-feira (26/8), contrato de patrocínio com a Eletrobras para a revitalização do monumento.

Assinam o documento, em cerimônia na sede da Novacap, às 11h, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; os presidentes da Eletrobrás e da Novacap, José Antonio Muniz e Luiz Carlos Pietschmann. A inauguração está prevista para o aniversário de 50 anos de Brasília.

O movimento sincronizado de jatos d;água, luz, projeção e som será controlado por programação de computador, com adequação de tempo à geração de imagens e sons. Com isso, o monumento terá inúmeras possibilidades de expressões artísticas, com diferentes formas de funcionamento: automático, com interpretação automática de qualquer melodia, reprodução de espetáculos previamente criados; e programados, com execução de coreografias dinâmicas em atos públicos e comemorações.

Com a reforma, a estrutura ganhará uma galeria subterrânea, para ligar a casa de máquinas à plataforma de projeção. A fonte contará ainda com novas tubulações hidráulicas e elétricas e também equipamentos como filtros, bombas, válvulas, bicos, controlador lógico programável, projetor de vídeo, sonorização e de iluminação e laser multicor.

A revitalização da fonte é uma reivindicação antiga dos brasilienses. A contratação da empresa que vai executar a obra e a fiscalização dos trabalhos ficarão a cargo da Novacap.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação