Cidades

Usuário cria perfil falso de Roriz no Twitter

postado em 27/08/2009 08:10
Os advogados de Joaquim Roriz (PMDB) estudam uma forma de retirar do ar um perfil falso do ex-governador no Twitter. Com cerca de 60 seguidores até o momento, a página incomodou a equipe do político pelas brincadeiras postadas e por levantar dúvida sobre a real identidade de seu autor. No primeiro tweet, o internauta se apresenta como Rorizdf e diz que vai usar a comunidade de relacionamentos com mensagens curtas como forma de conseguir aliados virtuais.

O assessor de comunicação do ex-governador, Paulo Fona, afirma considerar esse tipo de falsidade virtual uma invasão porque Roriz é uma personalidade pública e pode ter a imagem prejudicada. No perfil, Roriz aparece como um crítico do atual governo do Distrito Federal, reclama de que as obras são ;maquiagens; sem planejamento e garante que voltará com força em 2010, numa espécie de propaganda eleitoral extemporânea. ;Aqui na fazenda estou conseguindo me preparar para a campanha eleitoral...;, afirma. ;O presidente Lula falou em pizza hoje... essa receita é daqui de Brasília;, diz em outro trecho.

Hábito
Em outro tweet, ele sustenta: ;Brasília precisa de mudança, precisa de braços fortes de verdade!”. Há ainda provocações ao ex-governador. Como no Twitter há o hábito de descrições de situações corriqueiras em tempo real, Roriz aparece como estando na fazenda tomando uísque Red Label e contando os bezerros. Em outro trecho, uma alfinetada: ;Vou sair, meu corretor ortográfico travou;. Esta não é a primeira vez que o ex-governador é alvo de falsificações na internet. No Orkut, muitos internautas criaram perfis falsos e comunidades com protestos, críticas e também declarações de admiradores. Ao todo, são 63 páginas sobre o peemedebista que governou o Distrito Federal quatro vezes.

[SAIBAMAIS]Em breve, no entanto, ele estará oficialmente na rede mundial. Segundo Fona, Roriz terá um Twitter (1)de verdade que será alimentado diariamente pelo próprio ex-governador com comentários sobre os fatos. Em 15 de setembro, a equipe do peemedebista vai lançar um site de notícias. Roriz também terá um blog. Os dois pré-candidatos petistas ao GDF já estão avançados no mundo virtual. Agnelo Queiroz e Geraldo Magela têm Twitter. Magela já tem mais de 1,1 mil seguidores. Agnelo tinha 995 até ontem. Os dois criaram o hábito de dar opiniões sobre o cotidiano da política. Em comum, ambos defendem reajustes salariais para servidores públicos.

1 - Adesão
Entre os políticos que têm Twitter, estão o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o líder do PT no Senado, Aloysio Mercadante (SP), e o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Rodrigo Rollemberg (DF). Artistas também aderiram. É o caso, por exemplo, da apresentadora Xuxa e artistas internacionais como a cantora Britney Spears e a banda Coldplay.




; Para saber mais
Opiniões em tempo real

O Twitter é uma rede social de relacionamentos para amigos e desconhecidos se comunicarem por meio de mensagens curtas com até 140 caracteres. É a grande onda do momento no meio virtual. Tem sido usado por artistas, políticos e pessoas comuns para transmissão de ideias e opiniões, numa espécie de microblog. Muita gente envia flashes sobre o que está fazendo em tempo real. Quem quiser seguir e visitar os tweets (como são chamados os comentários instantâneos) de outros internautas deve se cadastrar na página . Um estudo recente apontou mais de 11,5 milhões de contas de usuários. Em tempos de internet, virou meio para protestos. Na crise do Senado, internautas criaram o perfil ;Fora Sarney;, que chegou a ter mais de mil seguidores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação