postado em 27/08/2009 10:38
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta quinta-feira (27/8) que a segunda vÃtima da gripe A (H1N1) na capital federal é uma criança com menos de 12 anos. A subsecretária de Vigilância Epidemiológica, Disney Antezana, disse apenas que se tratava de um menino com fator de risco, sem dar mais detalhes.
[SAIBAMAIS]O garoto morreu em um hospital da rede pública, na última segunda-feira, onde foi medicado com o Tamiflu dentro das 48h recomendadas. Segundo a subsecretária, um exame laboratorial confirmou a infecção pelo vÃrus. O resultado saiu no último dia 14 de agosto.
A divulgação da segunda morte por influenza A no DF ocorreu ontem, por meio do Ministério da Saúde. O boletim epidemiológico do órgão registra 577 óbitos pela nova gripe no Brasil. Com isso, o paÃs tem o maior número de mortes causadas pela doença, seguido pelos Estados Unidos, com 522, e pela Argentina, que informa 439. Apesar disso, o ministério aponta uma diminuição no ritmo de proliferação da doença.
O primeiro óbito ocorreu em 9 de agosto. A vÃtima, o analista de sistemas Carlos Fernando Mendonça, 50 anos, morreu no Hospital Anchieta, em Taguatinga, com um quadro grave de pneumonia.
Ouça entrevista com Disney Antezana, subsecretária de Vigilância à Saúde do DF, sobre os casos de gripe A no DF