postado em 27/08/2009 13:10
Como prevenção à nova gripe, o comitê de acompanhamento e monitoramento da influenza A(H1N1) do Hospital de Base do Distrito Federal decidiu diminuir o número de visitantes de cada paciente. A medida entrou em vigor esta semana. Agora, cada internado pode receber apenas dois visitantes. Anteriormente cada paciente podia receber cinco pessoas.
O HBDF não atende pacientes com os sintomas da nova gripe, mas o presidente do comitê e diretor de antenção à saúde do hospital, Marcos Guimarães, justifica o cuidado extra: "A unidade possui muitos pacientes do grupo de risco, como é o caso de pessoas em tratamento de câncer. Os remédios fortes abaixam a imunidade", disse.
Segundo Marcos, a gripe pode ser transmitida até um dia antes do aparecimento dos sintomas. "Diminuir a circulação de pessoas contribui para evitar a transmissão do vírus", explicou.
[SAIBAMAIS]O horário de visitas, no entanto, continua o mesmo. Nas clínicas de internação dos andares e no pronto-socorro, as visitas são liberadas das 11h às 17h. Na UTI, das 15h às 17h; na Neurocirurgia, das 13h às 17h e na Psiquiatria, das 15h às 16h, diariamente. O horário de entrada dos acompanhantes é das 7h às 9h e das 18h às 20h.
Boas maneiras
O diretor também orienta o visitante a falar baixo, pois o internado precisa de silêncio e descanso. Para impedir contaminações, os amigos e familiares devem evitar sentar na cama do doente e mexer nos equipamentos, dreno ou soro. Em caso de dúvida, chamar um profissional da unidade.
A troca do acompanhante é realizada na recepção. O comitê sugere ainda que portadores de qualquer tipo de doença evitem visitar pessoas internadas, sejam em suas casas ou em hospitais.