Cidades

Hoje é dia do voluntariado

postado em 28/08/2009 08:44
Hoje é dia de quem doa tempo e carinho para transformar a vida de outras pessoas. Desde 1985, voluntários de todo o Brasil comemoram o Dia Nacional do Voluntariado em 28 de agosto. A data foi oficializada naquele ano, quando o então presidente José Sarney sancionou a Lei n; 7.352, que institui a homenagem anual a quem se dedica a ajudar o próximo.

A dedicação dos voluntários muda a rotina do Hospital de Base do Distrito Federal. Cerca de 120 pessoas estão presentes em todos os setores. A aposentada Gertrudes Kremling, 65 anos, visita a pediatria uma vez por semana e alegra a garotada com revistas, lápis de cor e balões. ;Eu venho para ajudar e recebo muito mais do que dou;, revelou. Já Eline Mendes, 64, ajuda no pronto-socorro. ;Faço tudo que posso sorrindo para fazer os outros sorrirem.;Eline (e), Benvinda (c) e Gertrudes são voluntárias no Hospital de Base

O Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV) da unidade de saúde completa 30 anos hoje com uma reunião de voluntários e ex-participantes a partir das 14h. Benvinda Theodoroviz, 64, não vai perder o encontro. Ela é voluntária do hospital há 11 anos e auxilia a organizar o bazar e a ortopedia. O SAV recebe todo tipo de doação. A venda dos produtos ajuda na compra de produtos de higiene, muletas e outros materiais.

Saber ouvir é a função do analista de sistemas Sérgio Soares Carvalho, 36. Há 10 anos, ele dedica quatro horas e meia semanais para conversar com pessoas que precisam de um ombro amigo. Ele é voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), um serviço gratuito de apoio emocional. A pessoa liga para o número 3326-4111 e desabafa. ;A gente não resolve o problema. Damos o espaço;, explicou.

O coordenador de marketing Vinícius Nunes, 26, se empenha no ensino de jovens de baixa renda no projeto Pescar. É professor voluntário de marketing e estimula o empreendedorismo. Durante um ano, os alunos aprendem a ter o próprio negócio. Quem quiser participar pode acessar www.jadf.org.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação